A Receita Federal deposita nesta quarta (31) a 4ª parcela da restituição do Imposto de Renda (IR). De acordo com a Agência Brasil, 4.462.564 contribuintes vão receber o valor, totalizando R$ 6 bilhões. Contudo, o órgão pagará somente quem contribuiu até 30 de maio deste ano. A Receita Federal deu prioridade ao pagamento a idosos, pessoas com deficiência física ou grave e a professores.
Para quem deseja sacar o valor, é necessário checar a conta informada pelo contribuinte no momento da declaração. Conforme as informações, o pagamento pode ser pela conta ou por indicação de chave Pix. Mas, se o contribuinte entregou a declaração até 30 de maio, e não recebeu a restituição, ele pode ter caído na malha fina.
COMO CONSULTAR?
Os brasileiros podem consultar se vão receber o valor pelo site. Para isso, o contribuinte deve clicar no campo “Meu Imposto de Renda”. E, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS.
Quem não está na lista ou caiu na malha fina pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deve entrar no site e verificar se há inconsistências de dados. Nesse caso, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
MAIS INFORMAÇÕES
A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte pode ir em qualquer agência do Banco do Brasil. Ou ainda, ligar nos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Assim, ele pode agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em qualquer banco.
No total, a Receita vai pagar R$ 265.909.045,61 aos contribuintes que têm prioridade legal. De acordo com a Receita, serão 7.855 idosos acima de 80 anos beneficiados. Bem como, 60.575 idosos de 60 a 79 anos. A instituição também vai depositar o valor a 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave. Por fim, serão 25.854 professores que vão receber a parcela. Neste lote, o órgão pagará a 4.362.766 contribuintes não prioritários.
Leia outras notícias no Portal RSN.