Mais de 500 famílias receberam mais de três mil quilos de alimentos na Feira Solidária. O projeto promovido pela Prefeitura de Guarapuava teve grande adesão da população na última edição nessa sexta (24). As famílias fazem a troca de material reciclável por alimentos. Assim, a iniciativa atende pessoas em vulnerabilidade social e também ajuda o meio ambiente.
A ação uniu as Secretarias de Agricultura, Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) e Meio Ambiente (Semag). Além disso, há o apoio da Central de Associações Rurais de Guarapuava (Carmug). A Feira Solidária ocorre nas quintas e sextas em comunidades e distritos de Guarapuava.
De acordo com as informações, a iniciativa reúne mais de 500 famílias, totalizando mais de cinco mil pessoas amparadas. Assim, o projeto garante a segurança alimentar de grupos vulneráveis, contribui para a promoção da agricultura familiar local e certifica o descarte correto de resíduos sólidos.
COMO FUNCIONA
Com o projeto, os catadores conseguem ter o poder de permuta e adquirem os alimentos necessários. Nesta sexta (24), as Secretarias Municipais distribuíram cerca de três mil quilos de mantimentos com 22 variedades de alimentos. Sendo assim, as famílias receberam desde verduras, como repolho, mandioca, brócolis, cenoura e abóbora e até proteínas. Pães e bolachas ficaram por conta de panificadoras comunitárias de Guarapuava, e a queijaria Bella Luz garantiu os queijos e laticínios. Os produtos que sobraram serão destinados aos hospitais, entidades e organizações não governamentais de Guarapuava.
Enquanto isso, as equipes recolheram mais de duas toneladas de resíduos e reciclados. A arrecadação lotou dois caminhões. A Secretaria de Meio Ambiente faz a pesagem, troca por uma ficha que os beneficiários podem trocar pelos alimentos da Secretaria de Agricultura. Depois a secretaria destina os materiais da maneira correta. Independentemente da quantidade de material entregue, todos têm direito à mesma sacola de alimentos.
Em Guarapuava, a agricultura familiar é responsável por 75% da produção de alimentos. Em 2023, os 296 agricultores cadastrados na Carmug produziram cerca de 25 toneladas de alimentos para a Feira Solidária. Por fim, em razão do feriado de Corpus Christi, não haverá arrecadação de resíduos e distribuição de alimentos na semana que vem. A próxima Feira Solidária ocorre nos dias 6 e 7 de junho, quinta e sexta, respectivamente.
Leia outras notícias no Portal RSN.