As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava recebem nesta semana os beneficiários do Programa Federal Bolsa Família para realizarem o procedimento de pesagem. Até sexta feira (20), mais de seis mil famílias incluídas no perfil de acompanhamento nutricional devem participar.
O processo integra o plano de ações obrigatórias para as famílias que, de acordo com o cadastro único do Programa, estejam incluídas no quadro que apresente a necessidade do procedimento. A inclusão nessa categoria considera as famílias que possuam crianças com até sete anos, gestantes e mulheres de até 40 anos.
A convocação para o acompanhamento de saúde é um fator decisivo para a continuidade do auxílio, que preconiza ações envolvendo as áreas de educação, saúde e assistência social.
De acordo com a coordenadora de benefícios da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Agatha Barreto, a Semana do Peso é realizada em Guarapuava desde o ano passado e reúne em um período específico a oportunidade dos beneficiários realizarem o procedimento. Em entrevista ao Portal RSN, Agatha informou ainda que a ação ocorre em regime semestral, com duas edições anuais.
“Buscamos condensar em uma semana para facilitar e ampliar a adesão das famílias ao procedimento, que é obrigatório dentro do programa. Temos uma meta nacional de participação, que estabelece 78% de comparecimento das famílias mas, em Guarapuava, buscamos o universo de 80%”.
No ano passado, a ação alcançou 65% das famílias do quadro. Para ampliar a efetividade em 2018, as famílias devem procurar uma das 32 UBS de Guarapuava, entre 8h e 12h e das 13h às 17h, portando um documento pessoal com foto, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão do programa.
BOLSA FAMÍLIA EM GUARAPUAVA
Atualmente, 6.900 famílias guarapuavanas recebem o benefício do Programa Federal que contribui, em média, com uma bolsa de R$ 134 mensais. Os valores oscilam considerando fatores do arranjo familiar como a renda e o número de filhos.
Para manutenção do benefício e eficiência das ações do programa, a coordenadora Agatha indica a constante atualização dos cadastros junto ao Centro de Referência de Assistência Social Municipal (CRAS).