22/08/2023


Geral

Mais de cinco mil pessoas já foram beneficiadas por ações contra drogas em Guarapuava

imagem-76413

Foto: Giovani Caetano Jaskulski, psicólogo, especialista em dependência química e responsável pelo Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas de Guarapuava

Guarapuava está se destacando em todo o país no cenário das ações políticas contra o uso de drogas. O município foi o primeiro do Paraná a criar uma ala específica com a finalidade de trabalhar junto das secretarias e da população no combate as drogas. Em Maio deste ano, o Observatório do Crack, da Confederação Nacional de Municípios, avaliou o Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas como exemplo para o todo o país.

Fundado em 2013, o departamento da Secretaria de Assistência Social já beneficiou mais de 5.500 pessoas, direta e indiretamente, com ações como palestras, busca ativa e outros. De acordo com Giovani Caetano Jaskulski, psicólogo, especialista em dependência química e responsável pelo departamento, o setor foi criado para atender todos as áreas de Guarapuava. “Nós fazemos tanto o trabalho de prevenção como o de inclusão social após uma pessoa passar por um tratamento. Para todos os serviços, contamos com equipes multidisciplinares, psicólogos, assistentes sociais, educadores e enfermeiros”, pontua.

Ainda de acordo com Jaskulski, as ações políticas contra drogas também é feita com as famílias de dependentes, para aliviar possíveis traumas. “Nós precisamos falar sobre drogas. Antes as pessoas evitavam falar, mas hoje é necessário. Isso não é um problema que deve ser tratado apenas por um setor específico, mas sim por todos nós”, explica Giovani. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo