Da Redação, com Mábie Cristina
Candói – Mais de 1,1 mil famílias estão recadastradas no Bolsa Família, em Candói. Os dias 13, 14 e 15 de fevereiro foram marcados pela grande procura dos beneficiários do programa. A ação é realizada por meio de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Saúde.
A medida foi tomada para facilitar o lançamento das informações no sistema e, também, para que ninguém tenha o benefício cancelado. O recadastramento é obrigatório para aqueles que estão há mais de dois anos sem atualizar o seu cadastro.
Os beneficiários são avaliados pelo estado nutricional, com a peso e a altura (medidas antopométricas). Verificou-se ainda a cobertura vacinal para crianças menores de seteanos, além do acompanhamento pré-natal para as gestantes. Quem não conseguiu fazer a atualização dos dados, pode ter o benefício bloqueado ou cancelado.
Para a atualização dos dados foi necessário o cartão do programa federal, a carteira de vacinação das crianças e o cartão da gestante.
Dona Zenaide de Oliveira é beneficiária do programa Bolsa Família e também do programa de doação de leite. Ela conta que já recebe leite para o filho por dois anos seguidos e que isso ajuda muito para a renda familiar. “Sou muito agradecida por receber esse dinheirinho do Bolsa família, porque ajuda a comprar os remédios do meu filho que tem sinusite crônica e também consigo comprar comida e o gás de cozinha”, declara a dona de casa.