22/08/2023



Geral

Mais de R$1 mi para direitos humanos

Da redação

 O Fundo Brasil de Direitos Humanos vai doar mais de 1 milhão de reais neste ano para apoiar projetos que tenham o objetivo de combater a violência institucional, a discriminação e o tráfico de pessoas. A Fundação abriu inscrições para dois editais: "Combate à violência institucional e à discriminação" e "Enfrentamento ao tráfico de pessoas", que receberão inscrições até o dia 27 de fevereiro.
 
Por meio do Edital Anual 2015 "Combate à violência institucional e à discriminação" será doado um total de até 800 mil reais, sendo até 40 mil reais por iniciativa. As propostas devem ser apresentadas por organizações ou indivíduos que atuam na defesa de direitos humanos em todo País. Serão priorizadas organizações da sociedade civil e defensores de direitos humanos que tenham poucos recursos e dificuldade de acesso a outras fontes.
 
O foco das propostas deve ter como base as seguintes questões: superexploração do trabalho; trabalho escravo e trabalho infantil; violência policial, de milícias ou esquadrões da morte; tortura e execuções; não acesso à terra e ao território; democratização do acesso à justiça; violação de direitos socioambientais; criminalização de organizações e movimentos sociais; violência contra defensores de direitos humanos; discriminação no acesso ao serviço público; discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual e/ou em razão de condição econômica; combate à intolerância religiosa.
 
Tráfico de pessoas
O edital "Enfrentamento ao tráfico de pessoas" vai doar um total de 360 mil reais, sendo até 40 mil reais para cada projeto selecionado. O tráfico de pessoas é uma das grandes preocupações atuais e merece a atenção dos defensores de direitos humanos. A nova linha de apoio será destinada a grupos que combatem o tráfico para o trabalho escravo ou exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes. Ou, ainda que em menor escala, para o tráfico de órgãos ou adoções ilegais.

 
De acordo com a coordenadora de projetos da Fundação, Taciana Gouveia, é fundamental que a informação sobre a possibilidade de apoio ao trabalho de combate ao tráfico chegue a todo o Brasil e encontre grupos dispostos a enfrentar a questão, pois esse é um problema muitas vezes silenciado.
"Os editais têm sido uma importante ferramenta de incentivo e apoio a diversos projetos do Brasil. Desde 2007 a fundação já apoiou 247 iniciativas nas cinco regiões do país, o que se traduz em 7,4 milhões de reais destinados a organizações de direitos humanos", disse a coordenadora de projetos do Fundo Brasil de Direitos Humanos.
 
Veja os editais completos no site www.fundodireitoshumanos.org.br e também nas páginas da fundação no Facebook (Facebook.com/fundobrasil) e no Twitter (twitter.com/fundobrasil).
 
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo