22/08/2023

Mais médico, mais educação, mais desenvolvimento para o PR

imagem-95331

 

Este julho entrará para a história. Sobretudo para as regiões das cidades de Umuarama, Pato Branco, Guarapuava e Campo Mourão, no Paraná. Todas elas receberam a confirmação de que instituições de ensino superior poderão oferecer o curso de graduação em medicina, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito nessa sexta-feira (10) pelos ministros Arthur Chioro, da saúde e Renato Janine, da educação.
 
A preocupação com a saúde dos brasileiros e brasileiras é uma das prioridades do Governo Federal. O ex-presidente Lula autorizou abertura de 58 cursos de medicina em seus dois mandatos, contra 27 de FHC. Já entre 2011 e 2014 a presidenta Dilma autorizou abertura de mais de 40 cursos. São 76% de crescimento em relação aos dois mandatos de Lula.
 
Com os novos cursos, eu, como paranaense e parlamentar não poderia estar mais feliz. Em Umuarama, a Universidade Paranaense – Unipar – onde eu me formei, irá oferecer o curso. A escolha foi resultado de muito empenho da reitoria, da direção, funcionários, das prefeituras e instituições hospitalares da região, das quais atendi o pedido para fazer as tratativas junto ao MEC.
 
Em Campo Mourão a Faculdade Integrado também poderá oferecer o curso, resultado da dedicação de todos os envolvidos no processo de credenciamento e seleção do Ministério da Educação. Em Guarapuava, cidade pela qual já tive a satisfação de trabalhar para garantir a filantropia do Hospital Santa Tereza, agora também tive o prazer de dar a notícia à diretoria da Faculdade Campo Real de que eles também foram credenciados pelo MEC. Além disso, a Faculdade Pato Branco (FADEP), instituição da própria cidade, também abrirá vestibular para a graduação em medicina.
 
Essa conquista, sem dúvida, trará desenvolvimento, elevará ainda mais as cidades como centros universitários, movimentará a economia local e trará ainda mais qualidade no atendimento em saúde de todos municípios bem como das regiões nas quais estão inseridos. Eu, que sou membro titular da comissão de educação na Câmara, fiz questão de apoiar e colocar toda minha equipe a disposição das instituições selecionadas, ainda quando pleiteavam o credenciamento. Mas não se tratou de uma aposta. Se tratou de confiança: nos educadores, mestres, doutores, nos alunos que virão de toda parte do Paraná e do Brasil e, claro nas quatro cidades escolhidas.
 
A abertura dos novos cursos de medicina é uma ação fundamental dentro do programa Mais Médicos, que tem garantido expansão e melhorias no atendimento aos pacientes por todo Brasil.  O programa completou recentemente dois anos e já atendeu mais de 63 milhões de brasileiros e brasileiras. A qualidade do atendimento melhorou para 86% dos brasileiros, segundo pesquisa realizada com 14 mil pessoas em setembro de 2014. Para 95% da população atendida, a atuação dos médicos do programa é satisfatória.
 
E agora, para as regiões das cidades de Umuarama, Guarapuava, Campo Mourão e Pato Branco, a qualidade vai melhorar ainda mais. As cidades, que já são polos regionais, agora também serão referência em medicina e essa é uma conquista a ser comemorada. É a garantia de mais saúde, educação e desenvolvimento para o Paraná.

* Zeca Dirceu é deputado federal pelo PT

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo