A família de Sebastião e Roseli Alves de Freitas, moradores da Ilha, em Candói, realizou um grande sonho: ter o próprio empreendimento. Com a ajuda da Prefeitura, da Emater, Cresol, Sebrae e Vigilância Sanitária, o desejo de abrir uma agroindústria familiar se tornou ainda mais fácil. E foi assim, nesse clima de alegria e realização que o casal recebeu os amigos, vizinhos, técnicos e autoridades para a inauguração da Fruto da Terra,que aconteceu na tarde dessa segunda-feira, 8 de setembro.
Cerca de 200 pessoas prestigiaram a rápida cerimônia seguida de um coquetel preparado pela própria dona Roseli. Ela fez bolos, tortas, salgadinhos, sucos de maracujá e laranja e, é claro,também aproveitou para colocar à venda casquinhas de laranja, balas de banana, cricri de amendoim e rapadura de leite. Na agroindústria, a família já está produzindo uma variedade de doces e salgados, como panetones, pães, cucas e bolachas. Parte dos produtos é comprado pela Prefeitura através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Para Roseli, esta é a realização de um grande sonho. “Quero agradecer, em primeiro lugar, a Deus. Agradeço também minha família e a todos que me ajudaram com incentivo. Agradeço também a Prefeitura e a Emater. Muito obrigado, de coração”, disse. O presidente da Cresol, Jeferson André Martinelli, também esteve presente. “A gente fica muito feliz de ver um sonho se realizar. No que pudermos, queremos sempre ajudar”, comentou.
O prefeito Gelson Costa (PT) lembrou que o apoio às agroindústrias familiares faz parte de uma “união de esforços de todos os órgãos”. “É isso que faz os projetos se tornarem realidade em Candói. Essa soma, essas pequenas ações é que geram grandes resultados”, salientou. O prefeito destacou ainda a presença da Vigilância em Saúde. “Aqui no município nós procuramos acompanhar e incentivar propostas como essas, de uma agroindústria.”
Segundo a extensionista da Emater Terezinha Busanello Freire, o acompanhamento da Vigilância Sanitária contribui muito para a abertura de pequenos empreendimentos no meio rural. “Tem municípios que não têm essa visão, que não compreendem a importância das agroindústrias. A gente fica feliz porque aqui nós temos o respaldo da Vigilância e o apoio para um projeto como esse, que vai ficar no campo”, destacou.
CAMINHADA DA NATUREZA
Terezinha, da Emater, também aproveitou a inauguração da agroindústria e fez um convite para a 2ª Caminha Internacional da Natureza Caminhos do Charque. Várias propriedades estão na rota da caminhada e estarão comercializando produtos da agricultura familiar. O percurso é de 10km e será feito no dia 9 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (42) 3638-8005. Em breve, serão divulgadas mais informações.