22/08/2023

Mais uma locomotiva da Ferroeste é restaurada em Guarapuava

imagem-31137

Técnicos da Ferroeste concluíram ontem, quinta-feira (06), a recuperação da locomotiva 9128, que até então era considerada inservível. “Quando assumimos, tínhamos somente três máquinas operando, e com muita dificuldade”, lembrou o presidente Mauricio Querino Theodoro.

A máquina vai reforçar a movimentação de cargas pela ferrovia, incrementando a oferta de tração para os clientes da empresa. A locomotiva 9128 será submetida, ainda, a um rápido período de teste, quando estará realizando operações de manobra. O objetivo é permitir aos técnicos fazer os ajustes finais. Quando tudo estiver resolvido, dentro de aproximadamente uma semana, a locomotiva será colocada no trecho para reforçar o material rodante.

Com o reforço da 9128, a Ferroeste passará a operar com cinco locomotivas. São elas: a 9139, a 9141, a 9144 e a 9120 (utilizada para manobras). “Até o final de novembro, estarão em operação mais três locomotivas”, informa Theodoro. “Apesar das dificuldades da empresa”, frisa o presidente, “também estamos recuperando outras locomotivas”.

As máquinas que estão na oficina são a 9138, a 9142 e a 9127. Os profissionais da Ferroeste havia recuperado, em junho, a primeira das locomotivas que estavam paradas nos pátios da empresa (a número 9139), que hoje se encontra em operação normal entre Cascavel e Guarapuava.

O conserto das locomotivas faz parte do esforço da atual diretoria, engenheiros e técnicos da Ferroeste, ressalta Theodoro, no sentido de melhorar o desempenho operacional da ferrovia. “Assim prestamos um serviço mais eficiente aos nossos clientes e parceiros”.

GOVERNO

O presidente da Ferroeste frisou que o restauro das máquinas tem sido possível graças ao “apoio incondicional” do governador Beto Richa e de várias secretarias de Estado. Theodoro mencionou a ajuda do secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, do secretário do Planejamento, Cássio Taniguchi, e do secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly.

Os trabalhos nas oficinas da empresa, que ficam localizadas no pátio de Guarapuava, informa Theodoro, aconteceram dentro do cronograma. Para fazer as máquinas voltarem a funcionar, segundo ele, além da parte mecânica, é preciso recuperar ou obter peças de reposição. Por outro lado, a empresa também possui projeto de aquisição de novas locomotivas, adiantou o presidente.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.