Por Caio Budel, com assessoria
O município de Mallet, na região Centro-Sul do Paraná, implantou na cidade o programa de controle de população canina e felina. A atitude, pioneira na região, permite que animais de famílias beneficiárias de programas sociais possam fazer parte do programa.
De acordo com informações da assessoria de comunicação de Mallet, desde a instituição do projeto, 20 animais já foram castrados. A meta é castrar 10 fêmeas e 10 machos mensalmente. ”Instituímos o programa visando especialmente à conscientização da população acerca desta situação e das atitudes que podem ser tomadas para que o problema diminua”, explica o prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida.
Ainda de acordo com a assessoria, antes de dar início às castrações, a Vigilância Sanitária, com o auxílio de agentes municipais de saúde, realizou o trabalho de conscientização da população acerca dos cuidados com animais. “Uma única fêmea, no período de quatro a cinco anos, pode procriar até 40 filhotes. Por isso esta é uma iniciativa tão importante”, observa a veterinária responsável no programa, Siglei Narcizo.
Os interessados em participar devem conversar com os agentes municipais de saúde ou procurar a Vigilância Sanitária do município. Mais informações pelo telefone (42) 3542-2467.