22/08/2023



Paraná Política

Mandato de Deltan é cassado por unanimidade pelo TSE

Ministro Benedito Gonçalves destacou que o ex-procurador da Lava Jato se candidatou para evitar eventual punição administrativa no MP

deltan-dallagnol-levanta-o-punho-direito-durante-palestra-em-brasilia-1636107276737_v2_900x506

Deltan Dallagnol (Foto: Arquivo RSN)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acaba de cassar o mandato do deputado federal do Paraná Deltan Dallagnol (Podemos). Agora cabe ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cumprir a decisão, imediatamente. No entanto, Deltan deve recorrer já que ainda cabe recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o histórico da cassação, o pivô foi um conjunto de recursos apresentados pela federação ‘Brasil da Esperança’, que reúne o PT, PV e PCdoB, junto com o PMN. O questionamento pairava sobre o registro da candidatura do ex-procurador da República.

Conforme o entendimento dos ministros, Dallagnol cometeu irregularidade. A primeira delas foi pedir exoneração do cargo enquanto ainda respondia a 15 processos disciplinares internos. Isso poderia enquadrá-lo na Lei de Ficha Lima, impedindo a candidatura dele.

A outra por condenação do Tribunal de Contas da União. Isso porque Deltan gastou diárias e passagens de outros procuradores da Lava Jato. Deltan foi eleito com 344 mil votos. Conforme a legislação, os votos de Deltan vão para o Podemos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo