Mangueirinha é o único município da região de Pato Branco a ser contemplado com o Programa Família Paranaenses nesta primeira etapa. Até o final de 2014 o governo do Estado pretende estender o programa para 300 municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional.
O anúncio feita pela secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa quando esteve em Chopinzinho no dia 16 de março, dois dias após o lançamento do programa em Curitiba. A diretora do departamento de Assistência Social, e primeira-dama, Fabiana Denardin, participou do encontro.
Segundo Fernanda, o programa envolve 17 áreas, entre elas Assistência Social, Habitação, Educação, Saúde, Agricultura e Trabalho, que vão trabalhar numa perspectiva de atender a realidade e as particularidades das famílias. “É um programa que vem para resgatar as famílias que estão na pobreza. Famílias que de fato precisam da atenção do poder público”, afirmou.
De acordo com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, o programa também abrange medidas nas áreas de segurança pública, meio ambiente, cultura e esporte. Já na área habitacional, haverá a urbanização integral dos territórios escolhidos, com melhora ou substituição de casas, titulação da terra e obras de pavimentação, água e esgoto. O programa também prevê medidas de complementação alimentar, oferta de insumos e incentivos para estimular a agricultura familiar. Para abrir novas oportunidades de emprego e geração de renda, as Agências do Trabalhador vão oferecer cursos de qualificação técnica e profissional para jovens e adultos, acesso à carteira de trabalho e disponibilizar vagas do seu cadastro para encaminhamento dos beneficiários.
FAMÍLIAS
Para identificar as famílias que receberão atendimento prioritário do programa serão utilizados dados do Índice de Vulnerabilidade da Família (IVF-PR). Este índice é retirado a partir da base de dados do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
Serão analisados requisitos como renda, situação do domicílio, trabalho infantil, falta de acesso aos serviços públicos, situações de violência, pessoas com deficiências, uso de drogas, entre outros fatores sociais.
Foto: A primeira-dama do Estado, Fernanda Richa, ladeada pela primeira-dama de Mangueirinha, Fabiana Denardin e a chefe de gabinete Marlene Graminho.
Com assessoria de comunicação da Prefeitura de Mangueirinha.