22/08/2023
Economia

Mangueirinha é recorde em dois setores da economia

imagem-24061

Por Rodrigo Mello – A falta de mão de obra para trabalhar na construção civil e o aumento dos postos de trabalho revelam dados positivos para os dois setores. De acordo com os números do departamento de Tributação da Prefeitura, em 2010, 118 alvarás para a abertura de novos empreendimentos comerciais e 94 pedidos de licença para construção de obras foram realizados. Se comparados, os números mostram-se superiores aos registrados em anos anteriores. De 2009 para 2010, o número de pedidos para abertura de novas empresas, saltou de 96 para 118, um aumento de 22,92%. Já o número de alvarás para a liberação de obras saiu de 23 em 2009, para 94 em 2010, crescimento de 308,70%. Se analisados os números de 2008 e 2010 o crescimento foi mais expressivo. Em 2008 foram feitos 40 pedidos para abertura de novas empresas. Já em 2010, foram 118, aumento de 195%. O número que mais surpreende está ligado à construção civil. Em 2010 foram registrados 94 pedidos para liberação de alvarás, contra 20 pedidos em 2008, um crescimento de 370%. “Estes índices revelam um crescimento indiscutível nos dois setores”, confirma o prefeito Albari Guimorvam Fonseca dos Santos.
Entre os fatores que contribuíram para o aumento dos índices na construção civil e no setor comercial, está o lançamento da Lei da Micro e Pequena Empresa, realizada no ano passado pela Administração Municipal, os subsídios oferecidos pelo Banco Social, reativado há pouco mais de um ano e meio, qualificação de mão de obra e apoio aos empreendedores. Para o diretor do Departamento de Indústria e Comércio, Gerson Barp, o crescimento também se deve ao trabalho de reestruturação realizado pela Administração Municipal. “Não tenha dúvida que este trabalho também contribuiu para que houvesse um crescimento tanto na abertura de novos empreendimentos quanto na construção civil” afirma.

Obras
Basta andar pelas ruas da área central para ver o número de obras em andamento. Além das construções da nova creche, com capacidade para 240 crianças e da nova unidade do Colégio Misael Ferreira de Araújo, que são investimentos públicos, as ruas e avenidas ganham novas construções do setor privado a cada dia. Entre os investidores estão duas empresas privadas, que trabalham no ramo de materias de construção, e decidiram investir nos conjuntos residências. Na maioria dos casos, assim como ocorre em cidades maiores, à venda dos apartamentos acontece ainda na planta o que garante negócio certo. Outra modalidade que poderá se destacar ainda no município são os condomínios, onde os apartamentos são construídos de acordo com o dinheiro que o comprador quiser investir. Além disso, muitas pessoas decidiram aproveitar o momento de mercado aquecido para construir casas ou reformar as já existentes.

Investimentos futuros
O ano de 2011 promete superar os números de 2010, tanto na construção civil, quanto no setor de serviços. Para os próximos meses dois novos empreendimentos devem ser iniciados. Entre as obras destaque para um loteamento e um posto de combustível. Além disso, há uma expectativa quanto à possível construção de mais dois espaços, onde seria instalada a agência do banco do Brasil, e se viabilizada, a agência da Caixa Econômica Federal. Já no setor público, outros dois investimentos, o novo espaço do Ciretran local e a Clinica da Mulher e da Criança poderão ser iniciados ainda este ano, movimentando ainda mais os setores.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.