Segue, na manhã desta terça feira (22), a manifestação de caminhoneiros autônomos em Guarapuava (BR-277) e na região. De acordo com o último relatório de acompanhamento expedido pela PRF no início da manhã de hoje, manifestações também continuam acontecendo também em Prudentópolis (BR-373) e Irati (BR-153). Nas três cidades, assim como no restante do Estado, a polícia não registrou nenhuma interdição completa, sem grandes prejuízos ao tráfego de motoristas.
De acordo com a PRF, os manifestantes estão se concentrando em postos de gasolina e nos acostamentos, fora das pistas. Na região de Guarapuava, a orientação passada aos caminhoneiros pelo Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Guarapuava e Região (Sinditac) é que os não participarem dos atos, permaneçam em casa.
“A gente só quer mostrar nossa indignação. Do jeito que está, não dá para continuar. O caminhoneiro autônomo está precisando tirar dinheiro do bolso para poder trabalhar”, disse ao Portal RSN o presidente do sindicato, João Cavalheiro.
Na tarde de ontem (21), o presidente Michel Temer realizou uma reunião de emergência para discutir o preço dos combustíveis, uma das reivindicações da categoria. Foram chamados para participar da conversa com o presidente os ministros Moreira Franco (Minas e Energia), Eduardo Guardia (Fazenda), Eliseu Padilha (Casa Civil), Esteves Colnago (Planejamento) e Jorge Rachid, secretário da Receita Federal. Uma posição efetiva do Governo Federal sobre o tema ainda não foi divulgada.
INCIDENTE
Ainda na segunda feira (21), em Irati, um homem foi preso após passar pelos manifestantes atirando. Segundo a PRF, o caso ocorreu no KM 330, na BR-153. O autor, que não teve o nome divulgado, passou pela manifestação em um veículo Audi. Três tiros foram disparados para o alto, sem atingir os manifestantes.
O autor, de 51 anos, foi encontrado próximo ao local. Ele é morador de Irati. A arma usada nos disparos foi localizada com ele. A PRF também realizou teste do bafômetro, que indicou 0,51 mg/l. O homem foi preso em flagrante.
Nesta terça (22), as equipes da polícia permanecem nos pontos de manifestação para resguardar a segurança dos participantes e, também, das pessoas que passam pelo local.
PONTOS DE MANIFESTAÇÃO
Abaixo, confira o relatório da PRF com os registros de manifestação no Estado.