Uma caminhada seguida por manifestação de familiares do jovem Vanderson dos Santos Marcondes Ribas relembrou os cinco anos da morte do jovem, 23 anos, e pediu uma reavaliação na absolvição do motorista que causou o acidente fatal.
De acordo com Vanilce dos Santos Marcondes Ribas, mãe de Vanderson, o condutor do veículo Gol que causou o acidente foi absolvido da morte do jovem. A juíza da 1ª Vara Criminal de Guarapuava, Carmen Mondin entendeu que faltaram provas contundentes que incriminassem o motorista. A juíza confirmou esse entendimento à advogada Alessandra Bittar na tarde desta sexta feira quando recebeu Vanilce.
De acordo com Alessandra, foi feito um pedido de habilitação nos autos. “Se a juíza aceitar, vou fazer as razões de apelação no Tribunal pedindo a condenação, tendo em vista que a Juíza Dra. Carmem absolveu o denunciado”. Caso a juíza não aceite o pedido de habilitação e apelação para o Tribunal não tem mais nada a ser feito.
O que os familiares de Vanderson querem é que o motorista seja condenado e punido. “Queremos uma punição para quem causou o acidente”, afirma Vanilce à Rede Sul de Notícias.
Segundo a mãe, a morte do filho aconteceu por volta das 4 horas da manhã de 25 de outubro de 2008. “Ele (Vanderson) estava de moto e voltava de um churrasco e parou no sinaleiro da Rua Professor Becker, com a Saldanha Marinho, na esquina do SuperBaratão. Um Gol com quatro pessoas dentro parou ao lado”. De acordo com Vanilce, quando o sinal abriu, Vanderson acelerou a moto e o Gol também seguiu em frente. Porém, um terceiro carro, outro Gol, que subia a Saldanha Marinho não respeitou o sinal vermelho e avançou, batendo em Vanderson, que morreu na hora, e atingiu as outras quatro pessoas que estavam no outro veículo. “Todos saíram gravemente feridos e meu filho morreu. Esse motorista não pode ficar impune, por isso, estamos pedindo que a juíza reveja a sua sentença”.