22/08/2023



Política

Manifestantes acampam em frente à Polícia Federal

Mobilização pró-Lula também acontecerá no STF nesta quarta (11)

ato-ato-ato-780x440

Manifestantes (Foto: PT)

Militantes, movimentos sociais e outros partidos políticos estão mobilizados para permanecerem em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília, nesta quarta feira (11). Neste dia será votado o novo recurso impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A votação pode inverter a possibilidade de prisão em segunda instância. Por isso, a pressão está sobre a ministra Rosa Weber que decidiu a votação que provocou a prisão de Lula. A cúpula nacional do partido se reúne às 14h desta segunda (9).

Hoje a mobilização está sendo em frente à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba onde o ex-presidente está detido desde a noite de sábado (7).

Um acampamento foi montado e o número de participantes deve aumentar no decorrer desta segunda. Há caravanas saindo de vários estados brasileiros. Os manifestantes disseram que ficarão em vigília até que o ex-presidente seja posto em liberdade.

O secretário nacional de Finanças do PT, Emídio de Souza, informou que a orientação da direção nacional do PT é permanecer em Curitiba. “Os últimos três dias ficamos com Lula 24 horas e percebemos o tamanho da indignação das pessoas. Mas Lula é um estadista e veio a Curitiba. Ele disse: eu posso ficar restrito em uma sala com 3×5 metros, mas nossa militância não está confinada e tem um Brasil inteiro para percorrer e levar a nossa voz”.

Ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate a Fome de Lula, deputado Patrus Ananias, também está na vigília e falou aos militantes. Ele denunciou que a prisão do ex-presidente é mais uma fase do golpe, a “fase mais cruel” já que a direita e quem está no poder tentam impedir que o povo volte a governar o país.

“Eles estão dando sequencia a esse golpe perverso e antidemocrático, anti-popular e anti-nacional e agora prendem nossa liderança maior, a maior que esse Brasil já conheceu que honra e orgulha o povo brasileiro”.

ATENDIMENTO NORMAL

A Polícia Federal em Curitiba mantém o expediente normal, apesar da prisão do ex-presidente Lula ser nesse local. Um cordão de isolamento foi feito e só entra quem apresenta o comprovante de agendamento.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo