22/08/2023



Política

Manifestantes fazem vigília na Praça 9

imagem-86090

Cristina Esteche

Mais de 300 pessoas se mantem em vigília na Praça 9 de Dezembro, em Guarapuava, nesta terça (10). São pais, alunos, professores e servidores de escolas públicas municipais que se pronunciam publicamente contra o “pacote” que será votado hoje pelos deputados.

Um dos pronunciamentos que mais chamou a atenção foi feito pela professora de informática Elena Bini, do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins. Ela pede atenção para o “desmonte” dos cursos técnicos. “O Carneiro Martins é um colégio que oferece  oito cursos técnicos e que estão sem coordenação dos estágios, de coordenação de cursos, e suporte técnico. Cada um tem uma função fundamental para a sobrevivência dos cursos. São esses  coordenadores que balizam os estágios, que são o  elo entre os alunos e empresas e sem esses profissionais os cursos  ficam sem gestão”, afirmou.

Situação semelhante enfrenta o Colégio Agrícola Arlindo Ribeiro, que oferece dois cursos na área da agropecuária. “Hoje temos lá seis professores que estão sem coordenação. Isso vai acabar com os cursos”, diz o funcionário Luiz Lima. O Agrícola mantém 320 alunos, dos quais 180 são internos. “A grade que foi feita no final do ano passado foi desmontada com essa nova regra do governador. Além do mais, estamos em funcionários já que poucos são concursados. A maioria é PSS”, observa Lima.

Além do Carneiro e do Agrícola, o Colégio Ana Vanda Bassara também oferece cursos técnicos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo