22/08/2023


Paraná Política

Manifestantes ocupam Assembleia contra edital do PSS

Acampados em frente a Assembleia desde ontem professores tomaram parte do prédio administrativo e sessão virtual foi suspensa

protestos-prova-pss

Manifestantes ocupam Assembleia contra edital do PSS (Foto: APP-Sindicato)

Os deputados que compõem a Assembleia Legislativa do Paraná assistiram, on-line, um protesto de professores e outros profissionais do magistério. De acordo com informações coletadas pelo Portal RSN, manifestantes ocuparam parte do prédio administrativo da Alep. Conforme a Alep, a ocupação ocorreu na tarde desta quarta (18). Embora a sessão estivesse sendo virtual, acabou sendo suspensa. Conforme a APP-Sindicato, a categoria se posiciona contra o edital do governo. Aberto nessa terça (17), destina-se para a contratação de profissionais pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS).

De acordo com os manifestantes, eles pedem a suspensão  do edital, e querem a abertura de concurso público. Além do cancelamento do processo de terceirização de funcionários(as) de escola e a prorrogação dos contratos desses profissionais contratados pelo regime PSS. E também o pagamento do salário mínimo regional e das promoções e progressões. Informações do governo dão conta de que um grupo de trabalho analisará as reivindicações da categoria.

SEM GARANTIA

Dessa forma, o argumento do Sindicato é que o contrato pelo PSS não garante carreira. Além de permitir a demissão do contratado a qualquer momento. Atualmente mais de 20 mil professores da rede pública estadual trabalham com esse formato de contrato.

Entretanto, a mobilização dos professores e outros servidores do magistério começou nessa terça (17), em Curitiba. Após passeata no Centro Cívico, representantes da APP-Sindicato reuniram-se com o chefe da Casa Civil, Guto Silva. O diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação, Glaucio Dias, e o líder do governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri, também participaram.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo