22/08/2023



Geral

Manobra de João do Napoleão esvazia Câmara e LOA é aprovada

imagem-103873

* Da Redação

Uma manobra do presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, João do Napoleão, acabou esvaziando o Legislativo na sessão desta segunda feira (30), durante a votação da Lei Orçamentária Municipal (LOA), uma das mais importantes votações da Casa no ano.

A LOA fixa a previsão orçamentária da Prefeitura e da Câmara para 2016.

Para evitar que a população e as entidades organizadas lotassem o Legislativo, o presidente não divulgou a Ordem do Dia, mantendo o objeto que seria votado praticamente em segredo.

Nem mesmo os vereadores receberam a Ordem do Dia, como ocorre em todas as sessões.

EMENDAS DERRUBADAS

Durante a votação, um requerimento do vereador Neto Rauen, propos que as oito emendas dos vereadores, que beneficiavam principalmente os setores da Saúde, Educação e infraestrutura urbana, fossem votados em bloco. Ou seja, todas as emendas foram rejeitadas em apenas uma  votação.

Com mais uma manobra da Mesa Executiva, as emendas foram derrubadas com 14 votos favoráveis, seis contrários e uma ausência (o vereador Geraldo Barbosa não compareceu à sessão).

O Orçamento de 2016 para o Executivo foi aprovado em sua totalidade, no valor de cerca de R$ 294 milhões, sem emendas do Legislativo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo