22/08/2023



Política

Marcelinho conquista castramóvel para Guarapuava

Equipamento será usado, principalmente, para esterilização de cães e gatos de rua

marcelinho-guarapuava

O vereador Anderson Marcelo de Lima, o Marcelinho (DEM), conquistou o repasse de R$ 125 mil para a compra de um castramóvel, equipamento destinado, principalmente, à esterilização de cães e gatos de rua. O recurso é oriundo de emenda do deputado federal Osmar Bertoldi (DEM-PR), num total de R$ 10 milhões para 80 unidades no Paraná. “Estou destinando esse recurso para Guarapuava a pedido do vereador Marcelinho. É o responsável por essa demanda. Fiz 40 emendas voluntárias e outras 40 impositivas”, disse o deputado ao Portal RSN nesta segunda. Segundo o parlamentar, o valor já está empenhado e deverá ser depositado na conta do município entre hoje (21) e amanhã (22).

De acordo com o vereador, o castramóvel será anexado a um veículo que também servirá para a esterilização de animais cujos proprietários não tem condições de mandar fazer o procedimento em clínicas veterinárias. “Queremos atender os cuidadores que são em grande número em nossa cidade. Além disso, essa ação servirá para conter a cadeia reprodutiva de cães e gatos abandonados”. Segundo o vereador está sendo proposta uma parceria com o curso de medicina veterinária da Faculdade Campo Real para o desenvolvimento desse projeto.

(Foto: Caio Budel/RSN)

“Estamos visitando casas de cuidadores e percebemos a necessidade, cada vez maior, de uma campanha de castração”, defende. No Alto da XV, vive o catador de lixo reciclável conhecido como Pernilongo. No casebre onde mora ele divide o espaço com seis cães e cinco gatos. Nenhum é castrado. “Por onde temos ido a situação é igual ou pior, porque não recursos para a compra de ração; há gastos com vacinas e outras despesas e o número de animais abandonados pelas ruas da cidade só aumenta”, observa.

Muito mais do que um serviço de utilidade pública, o vereador e a esposa Samanta tem uma missão na luta pelos cães e gatos abandonados. Uma das filhas de Samanta, a Bia, que morreu recentemente, era uma cuidadora. “Prometemos que daríamos continuidade à causa pela qual ela lutava e estamos fazendo”, disse Samanta.

A intenção agora é elaborar um cadastro dos cuidadores, firmar parcerias e tão logo o veículo e o castramóvel estejam disponíveis, iniciar o trabalho de esterilização. Paralelamente, serão desenvolvidas campanhas educativas sobre o tema.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo