22/08/2023

Marcio Ramos apresenta “O Anarquista Coroado”, hoje (12), no Sesc

imagem-44980

O ator e arte-educador Marcio Ramos retorna a Guarapuava nesta segunda-feira (12) para a apresentação do monólogo "O anarquista coroado", às 20 horas, no auditório do Sesc. A entrada é gratuita. O ator deixou Guarapuava e hoje reside em São José dos Pinhais.

O espetáculo conta a história de um imperador romano e que foi morto aos 18 anos por tentar uma ruptura com modelos conservadores da sociedade. Com isso, a peça  quer refletir os modelos da sociedade que violentamente excluem as minorias que não comprazem com seus parâmetros. Ele desafia as normas estabelecidas e quer com isso tornar o seu mundo mais diverso. Dramaturgia. E encenação de Marcio Ramos. 

De acordo com Marcio Ramos, o espetáculo é inspirado na vida do jovem imperador romano Heliogábalo, de origem síria, que assumiu o império com a idade de 14 anos, em 218, e foi morto aos 18, com seu corpo jogado no rio Tibre. O jovem imperador adorava os excessos e seu comportamento causou pânico na sociedade romana. Maquiava-se como uma mulher e havia oferecido consideravel soma em dinheiro para quem conseguisse mudar o seu sexo. Há em Heliogabalo um duplo combate: do um que se divide permanecendo um, do homem que se torna mulher e continua sendo homem! E o do rei solar, ou seja, do homem que não aceita a condição humana, que escarra no homem que o lança no esgoto! Pois um homem não é um rei e para ele, como rei, rei solitário, deus encarnado, viver neste mundo é uma estranha destruição!

Segundo Marcio Ramos, Heliogábalo ignorou as tradições religiosas de Roma, substituindo o deus Júpiter, pelo deus Sol. Ele encarna a Roma decadente a leva ao estremo, estabelecendo uma nova ordem. Os romanos comemoraram com festas seu assassinato pela guarda pretoriana, que o via como uma ameaça a moral da sociedade, um doente pervertido pronto a destruir a dignidade da tradicional Roma.

Para Artaud, talvez Heliogábalo tenha transformado o trono romano em um palco, mas assim introduziu o teatro, e, pelo teatro a poesia no trono de Roma… E a poesia quando é real, justifica o derramamento de sangue! Para além, trata-se do testemunho de uma imensa e insaciável febre do espirito de uma alma sedenta de emoções, movimentos, deslocamentos, dominados pelo amor pela metamorfose, a qualquer preço e a qualquer risco. Toda essa suntuosidade religiosa tem um sentido… Um poderoso sentido ritual, da mesma forma que todos os atos desse imperador tem sentido! Mesmo que a historia afirme o contrario!

SERVIÇO
DATA: 12 de Novembro
HORA: 20H
LOCAL: SESC- GUARAPUAVA
ENTRADA GRATUITA

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo