Embora já tenha exercido o cargo de prefeito, Marcos Seguro (PSD), agora reeleito para um novo mandato, seguiu a Brasília em busca de novos conhecimentos. Assim como outros gestores, o prefeito eleito de Turvo participou do Seminário Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento, promovido ao longo de dois dias, proporcionou uma imersão nas diversas áreas da administração pública.
De acordo com Seguro, os painéis discutiram temas essenciais para os municípios, especialmente os de pequeno porte, como é o caso de Turvo. “Os debates abordaram a importância do agronegócio, turismo e cultura para a geração de emprego e renda. Assuntos fundamentais para nossa realidade”. Durante o seminário, surgiu como exemplo o impacto das enchentes históricas no mercado de trabalho do Rio Grande do Sul. Em recuepração, a economia riograndense destaca a força do agronegócio. Da mesma forma, o investimento de Canela (RS) no turismo foi apontado como uma estratégia eficaz para gerar emprego e renda.
Em busca de conhecimento, o prefeito eleito de Laranjal, Maycon Lopes Simioni (PSB) também participou dos seminários. Assim como ele, o novo prefeito de Inácio Martins, Edmundo Vier (PSD), também participou do evento. Ele espera contar com o apoio da CNM para a administração do município. “Vim buscar conhecimento, pois quero fazer o melhor para meu município. Sei que a CNM será uma grande parceira, e juntos vamos construir um país melhor”.
IMPORTÂNCIA
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Santos, que também integra a diretoria da CNM, destacou a importância da atuação de cada gestor para o progresso das pautas prioritárias. “Às vezes, o prefeito foca apenas nas emendas parlamentares e esquece dos programas federais, que são a principal fonte de recursos para os municípios, mas muitos desses programas não recebem reajustes”.
No Brasil, existem 5.569 municípios, 723 consórcios e 200 entidades microrregionais, mas é no Sul do país que se encontra o maior número de consórcios, destacando a relevância da CNM na gestão pública.
Leia outras notícias no Portal RSN.