22/08/2023
Em Alta Política Região

Marcos Seguro dá a volta por cima e vence em Turvo

Também são prefeitos eleitos: Emiliano Gomes, Oscar Delgado, Sargento Moraes, Dino, Dr. Ary, Dimas e João Konjunski

Marcos Seguro e Carlinhos Schneider são os candidatos da Chapa “Caminho Certo e Seguro” (Foto: Divulgação)

A recente reeleição do ex-prefeito Marcos Seguro (PSD) em Turvo destaca um retorno significativo após um período conturbado na trajetória política dele. Ele conquistou 4.332 votos (44,67% dos válidos), e superou Sonia, esposa do ex-prefeito Nacir Bruger. Essa disputa reflete tanto a dinâmica local quanto a resiliência de um projeto projeto político que está dando certo.

De acordo com o prefeito eleito, a vitória dele representa não apenas um revés para a oposição. Mas também um renovado apoio popular, que ele promete transformar em continuidade do trabalho iniciado desde o primeiro mandato dele até a gestão de Jerônimo Gadens do Rosário (PSD).

A gestão de Seguro, conforme a trajetória, sofreu uma cassação que, posteriormente, se revelou fruto de uma “armação política”. Embora tenha enfrentado a perda dos direitos políticos por oito anos, ele agora surge com o respaldo do atual prefeito. O que pode indicar uma estratégia consolidada para impulsionar o desenvolvimento do município.

Na mesma Região, outras eleições municipais apresentaram resultados que refletem uma tendência de renovação e continuidade. Em Pitanga, o Sargento Moraes foi eleito com 9.959 votos (52,04%), enquanto Oscar Delgado (PT) foi reeleito em Santa Maria do Oeste com 3.346 votos (51,71%). A reeleição se estendeu a Candói. Dino garantiu a reeleição com posição com 5.480 votos (55,20%). Em Cantagalo, João Konjunski teve 3.997 votos (53,80%). Este panorama sugere uma predominância de lideranças que já ocupam ou ocuparam cargos de relevância, o que pode indicar uma preferência do eleitorado por estabilidade em tempos de incerteza.

ACIRRADA

Entretanto, a disputa em União da Vitória foi acirrada, com Dr. Ary superando Gabi, filha do deputado Hussein Bakri (PSD), por uma margem estreita de 341 votos. Essa diferença mostra um eleitorado ativo e engajado, pronto para questionar dinâmicas familiares tradicionais na política. Em Irati, ocorreu outro embate de peso, marcado até por agressões de adversários contra a candidata a vice eleita. De acordo com o resultado das urnas, Emiliano Gomes venceu com 15.334 votos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo