22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Maria da Penha nas Escolas retoma atividades em Guarapuava

Um dos âmbitos da Lei Municipal 2.982 de 2019 é o Projeto Florescer que trabalha com as crianças temas como igualdade, equidade e violência

Florescer

Maria da Penha nas Escolas faz atividades nas Escolas Municipais (Foto: Divulgação/Projeto Florescer)

O Projeto Florescer retomou as atividade presenciais na última semana com os alunos da Escola Municipal Hildegard Burjan, no bairro Morro Alto, em Guarapuava. As ações fazem parte da aplicação da Maria da Penha nas Escolas, conforme a Lei Municipal 2.982 de 2019.

A lei divide-se em três âmbitos. Um deles, aplicado pelo Projeto de Extensão Florescer, da Unicentro, ocorre com as crianças. Assim, durante as atividades, as crianças participam de oficinas, onde aprendem sobre direitos e deveres e a importância da comunicação. Bem como sobre os cinco tipos de violência contra a mulher e aprendem diferenciar igualdade e equidade.

Na reta final das oficinas elas tornam-se protagonistas da ação e produzem vídeos falando sobre o que aprenderam com o projeto. Em seguida, o segundo âmbito da lei, aplicado pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), prepara professores, equipe pedagógica e serventes das escolas. Nesta etapa eles aprendem a como encaminhar os fatos de violência doméstica familiar para o Cram.

Já no terceiro, organizado pelo Centro Universitário Campo Real, ocorrem círculos de conversas sobre justiça restaurativa com pais e mães. Um dos objetivos é encontrar maneiras de resolver de conflitos com menos violência e mais felicidade no ambiente familiar.

ESCOLAS DO PROJETO

O projeto ocorre nos bairros onde há os maiores índices de violência contra as mulheres, conforme a Polícia Militar. Dessa forma, em 2022, a Maria da Penha nas Escolas ocorre na Escola Municipal Hildegard Burjan, na Maria de Jesus Taques, no bairro Alto da XV e fecha com a Escola Professora Silvanira Acyoli Lins Penha, também no Morro Alto, em junho deste ano.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.