Por Cristina Esteche
A ex-presidente do Provopar Municipal, Maria do Rocio do Burko trocou o PR pelo PC do B. A sua filiação foi anunciada pelo presidente do partido em Guarapuava, Eloi Myszka à RSN. Além de Dona Rocio o PC do B ganha 17 novas filiações e passa a ter um quadro de 50 filiados.
“Não fazemos filiações em massa, pois exigimos que o postulante tenha uma certa militância social, sindical ou estudantil”, diz Myszka.
Uma vez concluídas as filiações visando o ano eleitoral de 2012 o próximo passo será uma programação de encontros que vão debater uma política para Guarapuava.
“Vamos elaborar um plano de governo que contemplem propostas nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, saneamento básico. Os bairros crescem sem que haja um planejamento. O trânsito de Guarapuava está caótico”, observa Myszka.
“Vamos aproveitar a experiência que a dona Maria do Rocio tem na questão social e na saúde ( ex-provedora do Hospital São Vicente) para um debate profundo sobre esses temas”, afirmou.
Embora diga que dona Maria do Rocio não tem pretensão de ser candidata nas eleições municipais de 2012, diz que seu nome está à disposição do Partido.
“Estamos conversando com vários partidos e a nossa identificação maior está sendo hoje com o PHS pela política do bem comum. Também temos uma aproximação histórica com o PT e estamos conversando com o Antonio Araújo, do PSC”, diz o presidente. Conversas com o PPS também estão acontecendo.
A intenção do PC do B, de acordo com Myszka, não é a de lançar uma candidatura majoritária, embora não descarte a possibilidade de uma composição na vaga de vice. “Por enquanto, a nossa ideia é de buscar coligações na chapa proporcional”, assegura.
Um levantamento prévio aponta 12 nomes com potencial para pré-candidaturas à Câmara Municipal de Vereadores. Desses, quatro são mulheres.