Da redação – A candidata à Presidência da República pelo PV, Marina Silva, afirmou hoje (24) que pretende usar a internet como ferramenta de governo caso eleita. Segundo ela, a rede mundial de computadores, que tem sido explorada nestas eleições como instrumento de campanha, pode também ser usada para elaboração, implementação e acompanhamento de políticas públicas.
“A internet é uma boa ferramenta de governança, de transparência e de profissionalização”, disse a candidata, em São Paulo, depois reunir-se com jovens que mobilizaram uma campanha na rede de computadores para apoiar sua candidatura para à Presidência.
Ela disse que experiências nacionais e internacionais já mostraram que a população pode contribuir muito com o governo avaliando e propondo por meio da internet. De acordo com ela, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já usa a ferramenta. No Brasil, jovens também buscam acompanhar a eficácia de políticas federais por meio de discussões via computador.
“Eu vejo estes jovens entrando na internet, pegando as políticas do programa federal e verificando quais têm eficácia, quais são verdadeiros drenos de dinheiro público, e enviando suas sugestões para mim”, disse Marina. “Estou aprendendo muito com eles.”
A candidata disse ainda que a internet é uma boa forma de envolver a população com o governo. E isso tende a aumentar a efetividade das ações do Estado. “A melhor coisa é governar com as pessoas, e não para as pessoas”, afirmou. “É entregar para as pessoas informações para que, com base no conhecimento delas, elas nos ajudem na elaboração, implementação e reparação das políticas.”
O candidato à Presidência pelo Partido Socialismo e Liberdade (P-SOL), Plínio Sampaio, participou neste sábado (24) de uma caminhada pelo centro de Santo André (SP). Plínio esteva acompanhado por parlamentares filiados a seu partido.
Ainda hoje, ele participa de outra caminhada no bairro de Santo Amaro, em São Paulo.