22/08/2023

Marinha libera balsa entre Prudentópolis e Cândido de Abreu

Balsa estava lacrada por apresentar irregularidades junto à Marinha

balsa prude

Das 11 balsas lacradas pela Marinha no Paraná, a “Tereza Cristina” foi a segunda a se regulariza (Foto: reprodução)

A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), subordinada ao Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), deslacrou a balsa “Tereza Cristina”, que faz a travessia do rio Ivaí entre o distrito de Tereza Cristina, no município de Cândido de Abreu, e o município de Prudentópolis, distante aproximadamente 515 km de Foz do Iguaçu, sede a Capitania. A equipe de Inspeção Naval da Marinha do Brasil, verificou que o proprietário da embarcação regularizou os itens que colocavam a navegação em risco, como a bomba de esgoto de porão, e o guincho de suspensão da rampa de acesso.
 A embarcação foi proibida de operar no dia 5 de novembro deste ano, no contexto da Operação Balsa, uma intensificação das Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário nas bacias dos rios Iguaçu, Ivaí e Piquiri e seus afluentes, no interior do Estado do Paraná. Das 11 embarcações lacradas na Operação, a balsa “Tereza Cristina” foi a segunda a se regularizar, decorridos menos de um mês.
De acordo com a Marinha, as fiscalizações do tráfego aquaviário têm como principais propósitos zelar pela segurança da navegação, salvaguardar a vida humana e evitar a poluição das águas jurisdicionais brasileiras. O êxito nestas ações deve-se tanto ao profissionalismo das equipes de Inspeção Naval da Marinha do Brasil, como ao apoio de outras instituições, como Prefeituras Municipais, Ministério Público e Polícia Militar do Estado do Paraná.
 A CFRP incentiva que os usuários das embarcações de transporte de passageiros e carga apoiem a fiscalização como um ato de cidadania. Neste sentido, as suspeitas de irregularidades devem ser comunicadas à Capitania Fluvial do Rio Paraná pelo telefone (45) 3523-2332 ou pelo e-mail [email protected].

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.