22/08/2023



Política

Marino "dribla" a crise com a parceria do Estado

imagem-95643

Cristina Esteche

Com cerca de 11 mil habitantes, dos quais 40% vivendo no interior e outros 60% no centro urbano, Inácio Martins enfrenta desafios e dribla o momento econômico de recessão.

Com uma economia baseada no extrativismo florestal, principalmente, a extração de pinus e erva-mate, e uma parcela da pecuária de corte, a adminsitração municipal é a principal empregadora, com uma folha de pagamento que absorve hoje 52,7% da arrecadação municipal, percentual que atingirá 54%  em agosto- o máximo do limite prudencial permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo com o prefeito Marino Kutianski . Esse aumento se deve ao repasse de 6,41% concedido ao funcionalismo, retroativo a janeiro de 2015.

Mesmo com esse cenário, Inácio Martins mantem os 1,3 mil quilômetros de estradas rurais recuperadas e com manutenção. “O nosso tráfego é pesado, mas já recuperamos 70% das estradas. Tinha estrada que há mais de 10 anos não era  patrolada”. 

Administrando o município com uma defasagem de 1,6 ano, eleito num pleito suplementar em novembro de 2013, Marino conseguiu fazer com que o município sobrevivesse à enchente de junho de 2014. “Em menos de um ano, além de recuperar as estradas, reconstruímos 24 das 26 pontes perdidas”.

Segundo o prefeito, nesse processo, o governador Beto Richa tem sido parceiro. “De 2014 para cá assinamos 20 convênios que beneficiam o interior. Construímos uma ponte de R$ 300 mil e estamos construindo outra nesse mesmo valor”.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo