22/08/2023
Segurança

Maritza assume a Delegacia de Homicídios em Curitiba

imagem-22849

Após quatro em Guarapuava, dos quais três como delegada-chefe da 14° Subdivisão Policial que congrega  cinco comarcas e 14 municípios, Maritza Haisse  (foto) será a nova titular da Delegacia de Homicídos de Curitiba. Ela deve deixar a cidade no meio da próxima semana tão logo passe o cargo para o delegado Ítalo Biancardi Neto. O delegado encontra-se em férias mas retornará às atividades profissionais nesta segunda-feira (17).

Maritza retorna a Curitiba, cidade de onde veio, com a missão de administrar uma delegacia com grande número de homicídios e de criar a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, o que, segundo a delegada, vai garantir maior agilidade nas demandas.

"Essa nova divisão vai dar um impulso muito grande no trabalho da Polícia Civil do Paraná, pois vai dar respostas mais rápidas à sociedade", disse à RSN.

A delegada deixa Guarapuava com várias conquistas. "Toda missão importa desafios. Eu fui muito bem acolhida em Guarapuava e tentei retribuir isso com o meu trabalho", assegurou. Dentre as conquistas citadas pela delegada está o controle da população carcerária nos 14 municípios sob o comando da 14° SDP, "na grande maioria sem servidores de carreira; resposta aos crimes de maior repercussão; in´dice brando de homicídios gerando tranquilidade para a sociedade".

Na parte estrutural da 14° SDP, Martiza cita melhorias como: benfeitorias no prédio da delegacia que estava deteriorado e cuja reforma propociona mais segurança para servidores e para as pessoas que vão até o local;  implantação do sistema de vigilância; ampliação da ala feminina – eram dois cub´´iculos para 30 presas e foram abertas mais 18 vagas; hoje são 32 mulheres presas num "ambiente mais digno e mais satisfatório";  fechamento do perimetro da delegacia;  remoção dos veículos apreendidos que ficavam na frente da 14° SDP para um barracão apropriado; a melhora do efetivo – "que não é ainda é  do tamanho que deveria ser " e que delegada não fala em números por questão de segurança; alunos fazendo escolas de policia; delegados nas cinco comarcas (Prudentópolis, Manoel Ribas, Pinhão e Pitanga e Guarapuava).
"Estou muito satisfeita com a  minha passagem por Guarapuava, cidade onde fiz grandes amigos. Estou muito feliz como pessoa e  como profssional. Aqui aprendi muito com as pessoas e  com os servidores, portanto, levo novas experiências que vão somar para  a minha carreira. Sei que houve mobilização e recebi apoio de lideranças para permanecer na cidade, mas todos estão felizes com a minha promoção. Sou muito grata por tudo isso", afirmou.

Martiza disse também que fará um bom trabalho na Delegacia de Homicídios em Curitiba e que o fato de ser mulher contribui para esse desempenho.

"Uma investigação se faz com perspicácia e com inteligênia. E issom, nós, mulheres, temos de sobra. Somos bastante detalhistas.  Por isso, acho importante ter uma mulher na chefia da Delegacia de Homicídios. Já trabalhei lá em grandes divisões, portanto, conheço a atividade", assegurou.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.