A Secretaria da Saúde de Guarapuava voltou a tornar obrigatório o uso de máscaras em espaços da saúde. O anúncio ocorreu nesta sexta (25), por meio das redes sociais da prefeitura. Assim, o item é obrigatório para funcionários, pacientes, acompanhantes no ingresso e permanência nos estabelecimentos de saúde.
De acordo com as informações, a exigência do acessório também inclui pessoas com sintomas respiratórios gripais ou diagnóstico confirmado de covid-19. Incluindo funcionários, passageiros e visitantes, durante todo o período de permanência no Aeroporto Tancredo Thomas de Farias. Inclusive, durante o tempo que estiverem aguardando nos salões de embarque e desembarque,
Além disso, a secretaria ainda recomenda o uso das máscaras para imunocomprometidos, não vacinados contra o coronavírus ou com o esquema vacinal incompleto. Incluindo também idosos, gestantes, puérperas, todos com ou sem comorbidades.
A recomendação também cita pessoas no acesso a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) ou instituições de acolhimento de crianças e adolescentes. E quaisquer pessoas para ingresso e todo tempo de permanência em espaços e ambientes fechados, de acesso coletivo, onde o distanciamento físico entre pessoas não possa ser assegurado.
Por fim, vale lembrar que a imunização contra a covid-19 está disponível em todo o Paraná. Mas com a circulação de novas sub variantes do vírus Sars-CoV-2, cuidados devem ser redobrados.
Leia outras notícias no Portal RSN.