O fim de semana dos namorados precisou ser aquecido pelo amor, porque o frio da Região era de ‘bater’ os dentes. Os moradores tiveram que reforçar os agasalhos e fazer de tudo para se proteger. Assim, teve gente que abusou dos cobertores, chimarrão, fogão a lenha, lareira e é claro, até aquecedor.
Mas não teve jeito, a geada chegou e as temperaturas negativas também. No último domingo (12), Guarapuava estava entre as 44 cidades que registraram temperaturas negativas. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) afirmou que o município marcou -2,5°C, perdendo somente para General Carneiro que chegou a -3,9°C. Sendo assim, o dia mais frio do ano em quase todo o Estado.
Nesta segunda (13), Guarapuava voltou a amanhecer com os campos ‘branquinhos’ e gelados. Quem saiu cedo, pode ver a condensação da respiração, enquanto os termômetros marcavam 3°C. Alguns moradores até conseguiram raspar o gelo que caiu sobre os carro, veja o vídeo abaixo.
Dessa forma, o frio deve continuar em Guarapuava. De acordo com o Simepar, as temperaturas de hoje (13) não devem passar dos 16°C e a previsão é que seja o único dia desta semana com geada.
Por isso, na terça (14) o tempo pode estar mais quente por causa do sol. Mas não se engane, na sombra o friozinho continua. A mínima vai ser de 4°C e a máxima de 15°C. As rajadas de vento vão ficar em torno de 45 Km/h.
Na quarta (15), o dia deve permanecer nublado. De acordo com os meteorologistas, o frio vai perde força nos próximos dias no Paraná.
A quarta fica com presença de muita nebulosidade em vários setores, inclusive com chuvas ocasionais entre o Norte, Campos Gerais e o Leste. Na quinta (16) uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, mas deve mudar o tempo no Estado apenas na sexta (17).
Sendo assim, o feriado de Corpus Christi (16) deve ser com aquele sol de inverno, que ilumina, mas não aquece. As temperaturas ficam entre 9°C e 21°C. Essa deve ser a máxima da semana, já que na sexta (17), a mínima será de 13°C e a máxima 16°C.
Neste dia tem previsão de chuva de 18 milímetros e as rajadas de vento podem chegar a 62 Km/h. Por isso, não dá para esquecer o guarda-chuva em casa e, muito menos, sair desagasalhado.
Leia outras notícias no Portal RSN.