22/08/2023
Política

Matagal e buracos nas ruas tomam conta da Colônia Vitória

imagem-18433

Considerado um dos maiores distritos brasileiros, segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, Entre Rios, se ressente com a falta de investimentos por parte da atual administração municipal. Com mais de 10 mil habitantes distribuídos nas cinco colônias que compõem o complexo – Vitória, Cachoeira , Jordãozinho, Samambaia e Socorro – o distrito foi fundado por imigrantes suabios na década de 50 e é responsável por sediar a Cooperativa Agrária e a Agromalte. Devido a riqueza gerada pela agricultura e pelo complexo industrial, criou-se um local de excelente qualidade de vida e renda per capita, com escolas eficientes, um bom hospital, parques, praças, estádios e um museu. Esse mix transformou o distrito num dos principais pontos turísticos de Guarapuava e da região.

Mesmo assim, os moradores reclamam do descaso por parte da administração do prefeito Fernando Ribas Carli. Cansados de esperar uma ação oficial, residentes no distrito, principalmente, na Colônia Vitória, encaminharam vários e-mails à Rede Sul de Notícias relatando a situação precária das ruas e dos canteiros.

O mato toma conta das vias públicas e é possível ver pés de milho e de soja que se confundem com plantas daninhas tirando a visibilidade de motoristas e dando um visual negativo à colônia que atrai turistas nacionais e estrangeiros durante o ano inteiro.

A rua Rua Michael Moor e a Avenida Helvetia que dá acesso a um dos postos da Cooperativa Agrária, parecem uma extensão das lavouras de milho. Pés do cereal tomam conta dessas vias públicas demonstrando que há muito tempo não há qualquer manutenção ou capinagem. "Estamos abandonados há muito tempo. E se aqui que é ponto de turismo está nessa situação imagine como estão outros locais de Guarapuava", afirma o diarista Acir Pereira.

Caminhar pelas ruas da Colônia Vitória e parar para ouvir as pessoas é estar preparado para uma avalanche de reclamações. Também pudera! A pavimentação asfáltica está deteriorada. Buracos tomam conta da pista fazendo com que os motoristas testem suas habilidades na tentativa de desviar os grandes sulcos que se abriram em meio as ruas. "A Prefeitura e uns vereadores que se dizem representantes de Entre Rios só aparecem aqui nas festas e em tempos de eleições. O prefeito, nem sabemos mais que cara tem porque para ele o nosso distrito não existe", disse Jacira Horst em e-mail encaminhado na manhã desta quinta-feira (15) à Rede Sul de Notícias.

"Estamos aqui abandonados e indignados com o descaso da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. É uma pena que o nosso distrito está impedido de ser emancipado, mas essa é a solução", afirmou Jackson Hering, também em e-mail enviado ao site.

A Rede Sul de Notícias tentou informações com a Surg e com a Secretaria Municipal de Obras sobre a situação de Entre Rios e se há previsão no calendário de serviços da administração municipal. Nem o presidente da Surg, Fernando Albrto dos Santos e nem o secretário de Obras, Francisco Silvério foram encontrados na manhã desta quainta-feira para comentar o assunto.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo