22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Mato alto e fogo em terreno baldio colocam em risco moradores em Guarapuava

Conforme um morador, o terreno é da Prefeitura. E mesmo com um protocolo aberto, área permanece sem limpeza e com incêndios frequentes

queimadas

Morador afirma que todos os dias há princípio de incêndio no terreno (Foto: Luiz Eduardo Horst)

Quem mora no bairro dos Estados, próximo ao campo do Batel, tem enfrentado um dilema. Conforme o morador Luiz Eduardo Horst – que fez contato com o Portal RSN -, um terreno que segundo ele pertence à Prefeitura, coloca em risco a segurança dos moradores no entorno. Além do mato que serve de abrigo para animais e para o acúmulo de sujeira, frequentemente o terreno baldio tem sido alvo de incêndio.

O morador não sabe como o fogo começa. Mas a vegetação mais seca devido ao inverno e as geadas facilitam o início das chamas. De acordo com Horst, em janeiro deste ano, ele abriu um protocolo para o setor responsável (Surg), para que ocorresse a limpeza. Entretanto, seis meses depois, nada mudou.

O terreno fica na travessa Amélia Melica Gavanski Andrade esquina com a travessa Willy Wolf, atrás do campo do Batel. Conforme Horst, a preocupação maior é o perigo que o fogo pode causar, como aconteceu na noite dessa quarta (21). “Estou chegando em casa da faculdade, e está pegando fogo aqui, um fogo alto. Tem o perigo de pegar fogo nas casas vizinhas de madeira, tem muita construção aqui perto”.

(Foto: Luiz Eduardo Horst)

Segundo Luiz, até o momento, ele não teve resposta da Prefeitura sobre o protocolo. “A questão é que não fizeram a limpeza e prorrogaram muito esse protocolo”. O Portal RSN fez contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, pedindo um retorno sobre a demanda que afeta moradores do bairro.

No entanto, até a publicação dessa reportagem, não houve retorno.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo