22/08/2023
Guarapuava Política

Mattos Leão e Carli podem se unir nas eleições municipais

imagem-114987

Cristina Esteche

Guarapuava – Faltando apenas uma semana para a temporada das convenções municipais, de acordo com o prazo determinado pela Justiça Eleitoral, cresce a possibilidade da repetição de uma “dobradinha” rompida em 1988, em Guarapuava.

Fontes ligadas intimamente ao ex-prefeito Fernando Ribas Carli (PP) dão como certa a desistência da sua candidatura nas eleições municipais em Guarapuava. De acordo com comentários de correligionários, Carli não estaria mais disposto a encarar a administração de um município que, no seu entendimento, estaria com deficiências em várias áreas. Vale lembrar que a partir do próximo mandato, não haverá mais reeleição. Outro motivo seria o desgaste psicológico com o impasse sobre o julgamento do seu filho, Fernando Carli Filho, no caso das mortes dos jovens Gilmar Rafael Yared e Carlos Murilo de Almeida. Restam ainda as ações judiciais que giram em torno do seu nome, como a última delas, na operação envolvendo o seu último mandato e a empresa Pérola do Oeste, concessionária do transporte coletivo urbano, ainda em andamento.

Assim sendo, a aproximação do grupo Mattos Leão não é descartada e as conversas entre os dois grupos estão acontecendo há dias. De acordo com informações de pessoas ligadas ao grupo liderado pelo deputado estadual e secretário estadual da Justiça, Artagão Junior, o grupo de vereadores ligado à Carli mantém conversas diárias com o empresário Leonardo Mattos Leão, pré candidato a prefeito pelo PTB. A intenção do Grupo Carlista seria indicar o vice na “dobradinha”. E aí surgem os nomes dos vereadores Maria José Mandu Ribas e Milton Roseira Junior, ambos do PSDB. A RSN tentou contato com os dois vereadores, mas os telefones celulares estavam desligados.

Leonardo, que é filho do conselheiro do Tribunal de Contas, Artagão de Mattos Leão, entretanto, disse, recentemente, à RedeSul de Notícias, que até poucas semanas atrás estava focado apenas no gerenciamento das empresas familiares, mantendo-se longe das atividades políticas. Porém, confirmou que a pré candidatura nasce da procura de vários grupos, movimento que vem sendo estimulado com maior intensidade nos últimos dias.  LEIA AQUI

Embora ainda esteja no campo das possibilidades, uma aliança entre os grupos Mattos Leão e Carli pode sofrer dissidências de ambos os lados, mas recupera uma história de relacionamento político entre os dois. Fernando Carli foi sócio do ex-deputado Aragão de Mattos Leão Filho (in memorian) em vários empreendimentos. Foi pelas mãos de Aragão que Carli entrou na política partidária, filiando-se ao PMDB, partido do qual foi secretário geral. O rompimento entre os sócios aconteceu em 1988, quando Carli concorreu pela primeira vez à Prefeitura de Guarapuava numa campanha contra o próprio ex-sócio.

Caso essa aliança se consolide, a coligação entre o PP, PSDB, DEM, PV, PSB e PTB contará com  41% do tempo de TV e rádio.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.