22/08/2023
Blog da Cris Guarapuava

MDB articula Sérgio Souza como novo presidente no Paraná

Deputado federal deve assumir o comando do diretório com apoio interno, em movimento que visa fortalecer a legenda para as eleições de 2026

Sergio Souza, deputado federal (Foto: arquivo/RSN)

O MDB do Paraná caminha para uma reestruturação estratégica com vistas às eleições de 2026. O nome do deputado federal Sérgio Souza desponta como favorito para assumir a presidência do Diretório Estadual do partido. A escolha deve ocorrer no próximo dia 27 de julho.

Fontes ouvidas pelo blog indicam que o atual presidente do partido no estado, o deputado estadual Anibelli Neto, já sinalizou positivamente para a transição. Em conversa recente com o atual vice-presidente, Renato Adur, este confirmou que há um entendimento interno para que Souza assuma o comando. E ele tem a anuência das principais lideranças estaduais da legenda. Adur, por sua vez, deve continuar na vice-presidência, contribuindo com a articulação política do grupo.

OXIGENAÇÃO

A eventual saída de Anibelli da presidência estadual marca uma tentativa de oxigenação do MDB paranaense. Trata-se de um movimento que busca renovar quadros e estratégias eleitorais. A legenda pretende ampliar a presença na Assembleia Legislativa. E, sobretudo, recuperar espaço na Câmara dos Deputados, onde enfrenta hoje uma sub-representação frente à tradição no estado.

Uma das principais apostas do partido é a reconfiguração de candidaturas de peso. Internamente, há uma articulação para que o ex-governador Orlando Pessuti, hoje cotado para disputar o Senado, repense a trajetória eleitoral e aceite concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. O cálculo é claro: com a densidade eleitoral de Pessuti, o MDB ampliaria a votação proporcional e aumentaria as chances de eleger novos nomes no Legislativo Estadual.

Na última semana, Pessuti esteve em Guarapuava, onde conversou com o Presidente da Câmara, Pedro Moraes (MDB). No município, a liderança do partido segue nas mãos do empresário rural Josiel Lima, que permanece na presidência local do MDB até 2026.

Pessutão, entretanto, espera contar com o apoio do governador Ratinho Junior. Porém, conforme fontes palacianas, já há um acordo com o ex-presidente Bolsonaro. O compromisso seria apoiar Paulo Martins. Mas aí há um entrave. Caso Ratinho Junior não emplaque uma candidatura à Presidência, pode muito bem querer o Senado Federal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.