Palmital, distante cerca de 135 quilômetros de Guarapuava, é um dos 24 municípios brasileiros reconhecidos em situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil Nacional, trata-se de cidades atingidas por desastres naturais. No caso de Palmital, conforme o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a causa é a estiagem.
Este é o único município paranaense a entrar na lista. Conforme o MDR, após a concessão do status, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério. Destina-se ao atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais. Além da reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
Conforme as informações, a solicitação ocorre pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Assim sendo, com a aprovação é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.
De acordo com a Defesa Civil Nacional há a oferta de uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais. É para o uso do S2iD, a partir do Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.
Leia outras notícias no Portal RSN.