Média móvel aponta 62 casos ativos de covid-19 em Guarapuava

Já fazem 173 dias que foram confirmados os primeiros casos no PR. Desse modo, no Estado, o número de mortes diminuiu durante o mês de agosto

Dos 619 casos confirmados, 62 estão ativos (Imagem: Reprodução)

Durante o último fim de semana, a Saúde de Guarapuava confirmou que o município superou os 600 casos positivos de covid-19. Desse modo, até esta segunda (31), 619 pacientes positivaram para a doença. Entretanto, 550 pessoas já se recuperaram. Após 13 novos exames positivos ontem (31), a média móvel teve alta nos últimos dias. Atualmente, somente 62 casos positivos têm potencial de contágio no município.

De acordo com os dados coletados pelo professor universitário, Felipe Azevedo, em um estudo independente, a curva da doença em Guarapuava segue em tendência de queda. Desse modo, a média móvel registrada nos últimos sete dias é de 7,14 casos ativos por dia. Ainda segundo os dados, este cálculo é baseado no número de casos totais desconsiderando recuperados e óbitos.

Conforme o estudo, o gráfico da média móvel, leva em consideração a data de notificação do paciente com resultado positivo. Ou seja, o dia que ele procurou a unidade de saúde. Guarapuava foi destaque por apresentar o menor índice de contaminados entre 3o municípios paranaenses.

Índice de mortes está em queda (Foto: Arquivo/RSN)

MORTES EM QUEDA

A Saúde do Paraná informou nesta terça (1), que após 173 dias desde os primeiros casos houve queda no número de mortos, pela terceira semana epidemiológica consecutiva. De acordo com as informações, além da redução na média móvel de mortes, constatou-se a estabilidade de novas infecções. Porém, o quadro é ainda complexo nos internamentos. Isso alerta para a necessidade a manutenção de ações preventivas, a exemplo da higiene e do distanciamento social, para que a curva comece a apontar para baixo mais consistentemente. São 130.500 casos e 3.251.

Conforme o boletim, houve redução de 2,2% nas confirmações da doença e 11,7% nas mortes entre as semanas epidemiológicas 35 (23 a 29 de agosto) e 34 (16 a 22 de agosto). A semana passada registrou o acumulado mais baixo de casos desde o recorte de 2 a 8 de agosto (semana 32, com 12.959 casos). As mortes despencaram com mais intensidade. Assim, chegaram a 219 na semana encerrada no sábado (29), contra saldo de 355 na semana 32.

Os casos ainda mantêm números regulares em todas as macrorregionais. No Leste (Curitiba, Campos Gerais, Litoral e Guarapuava), área que acumula mais diagnosticados em números absolutos, houve redução de 4,9% nos indicadores. Mesmo ritmo do movimento estadual de queda pela terceira semana consecutiva.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NEM É VERÃO

Temperaturas superiores a 30ºC devem ser registradas em Guarapuava

DIA DE PASTEL

Nesta quinta (1), tem pastel na Catedral em Guarapuava

MAIS CASOS

Guarapuava registra sete novos casos de covid-19

Comentários