Guarapuava – Sexta-feira, a 5ª regional de saúde, compreendida pelos municípios em torno de Guarapuava, convocou todos os médicos e profissionais de saúde da regional a participarem de uma reunião no auditório do SESC para discutirem questões referentes à nova gripe, o vírus H1N1. A reunião objetivou apresentar aos profissionais de saúde as últimas normas recomendadas pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, lançadas pela portaria especial, atualizada a dois dias.
Para Lilimar Mori, médica epidemologista da 10ª regional de cascavel, palestrante convidada para o evento, a idéia de reunir os médicos irá ajudar muito na uniformização do tratamento aos pacientes. O Governo do Paraná atualizou a sua versão do protocolo de atendimento há dois dias com resoluções trazidas para a nossa prática, são dúvidas que os profissionais de saúde trazem e imediatamente o governo tem que atualizar as informações e passar aos profissionais.
Lilimar explicou, que como a Gripe A ainda é um acontecimento recente é importante que todos os profissionais sejam frequentemente alimentados com novas informações, pois a cada dia são acrescentadas novidades nos procedimentos
Segundo o Dr. Severino Dourado, Diretor da Regional de Saúde de Guarapuava, é importante lembrar que não existem casos da Gripe A confirmados na 5ª Regional. No entanto isso não significa que o vírus não tenha chegado aqui, por isso é importante manter os métodos de prevenção.
Saúde
Médicos de Guarapuava e região reúnem-se para discutir a Gripe A
- Por Cristina Esteche
- 09/08/2009