22/08/2023


Geral Guarapuava

Melhor em Casa chega ao terceiro ano em Guarapuava

imagem-133700

Da Redação, com assessoria 

Guarapuava – O programa Melhor em Casa, implantado pela Prefeitura de Guarapuava com o apoio do Ministério da Saúde, atende gratuitamente os guarapuavanos desde 2014. Em três anos são mais de 500 pessoas que receberam profissionais da saúde na sua própria residência.

“Atualmente estamos atendendo 88 pacientes. Esse programa é muito importante porque ajuda na diminuição de gastos com internação e infecção hospitalar. Além disso, recebendo o tratamento na sua própria casa, a recuperação dos pacientes é bem melhor e mais rápida”, afirma a coordenadora do programa, Adriana Virginia de Paula.

Áurea Aparecida Lisboa de Lacerda, 82 anos, desde 2010 luta contra tumores no cérebro, mamas e abdômen. Ela é beneficiada pelo Melhor em Casa desde 2016 e recebe visitas regularmente de médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas tanto para atendimento em casa quanto para coleta de material para exames clínicos. Áurea mora com a filha, Marta de Lacerda, que é dentista e ajuda nos cuidados com a mãe. “O programa é tudo pra mim. Só tem pontos positivos, desde os motoristas até os profissionais da saúde. Todos são muito atenciosos e educados, não só com o paciente, mas com a família toda”, diz a filha.

O Melhor em Casa atende pacientes em estado paliativo (desses, 60% são casos oncológicos) e também em reabilitação como aqueles que estão se recuperando de uma cirurgia, idosos e pacientes crônicos. Quem precisa de atendimento, chega até o programa através das Unidades Básicas de Saúde e hospitais. A equipe conta com médico, enfermeira, técnicos de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social e motorista.

Os pacientes recebem visitas dos profissionais da saúde inclusive nos finais de semana e feriados. “O programa ajuda a mostrar a boa gestão em saúde que Guarapuava possui, pois com ele a fila de internação diminui. Conseguimos fazer um atendimento humanizado e preocupado com o cidadão. Este é um programa de sucesso”, completou a Secretária de Saúde, Renata Brito Araújo.

A sede do Melhor em Casa fica na Rua Frei Caneca, 2243, centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3622-7095.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo