22/08/2023
Cotidiano

Menina tem perna esmagada por veículo de transporte escolar de Foz do Jordão

O atropelamento ocorreu no dia 13 de junho, mas veio à tona somente hoje (1º) com a publicação da Comissão de Sindicância instaurada pela Prefeitura para apurar o caso. A estudante, de 08 anos, permanece internada no Hospital Santa Tereza, em Guarapuava, recebendo atendimento de uma cirurgiã plástica para “reconstrução” da perna esmagada.
O dia 13 de junho vai ser marcado pela estudante K.A.A., de 08 anos, como um dos piores dias da sua vida. Logo após o almoço, enquanto esperava o micro-ônibus do transporte escolar, K. teria sido empurrada por outra criança para a rua no momento em que o veículo da Prefeitura estaria encostando para apanhar os estudantes. O motorista não conseguiu evitar e a menina teve sua perna esquerda completamente esmagada pelo veículo.
K.A. foi socorrida e encaminhada para atendimento no hospital do município de Candói. Lá, ela permaneceu entre os dias 13 e 15 de junho, internada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). K.A. foi transferida em estado grave e com urgência, com sério risco de perder a perna, de Candói para o Hospital Santa Tereza, em Guarapuava, devido a intervenção direta do Ministério Público, através do promotor da Infância e da Adolescência, Luiz Carlos Hallváss Filho.
A menor está internada desde o dia 15 de junho em um quarto particular e recebendo atendimento de uma cirurgiã plástica que está “reconstruindo” a perna esmagada. A reportagem da RSN esteve no Hospital e conversou com a mãe da estudante, que preferiu não comentar o assunto.
 
Sem habilitação
 
Este seria um caso de fatalidade, se alguns fatos colhidos pela RSN não dessem outra conotação para a situação. De acordo com informações extra-oficiais, o motorista do micro-ônibus da Prefeitura de Foz do Jordão, de nome Rudinei, que atropelou a estudante, não teria curso, ou seja, estaria sem habilitação para dirigir o veículo de transporte escolar. Além disso, a função de Rudinei não seria motorista, estando em desvio de função. Ele é ocupante de cargo comissionado na Prefeitura de Foz do Jordão. O motorista titular do veículo estaria afastado por estar respondendo a processo administrativo.
 
Comissão de Sindicância
 
Para apurar os fatos, o prefeito Anildo Alves da Silva (PMDB), através do decreto 104/2011, de 14 de junho (um dia após o acidente) nomeou uma Comissão de Sindicância. De acordo com o decreto, a Comissão designa os servidores Edson José Bocalon, Silvia Josiane Zwaricz Dalla Cort e Anildo do Prado Leite para “apurar o acidente ocorrido na data de 13 de junho com o ônibus do Transporte Escolar do Município, bem como identificar se houve negligência de servidores”.
Porém, estranhamente, o decreto é datado de 14 de junho, mas somente hoje (1º) foi publicado no órgão oficial do município, passando a ter validade. Portanto, a partir de hoje a Comissão tem três dias para iniciar os trabalhos investigativos e mais 15 dias, após o início, para concluir o processo. O decreto aponta que o prazo não poderá ser prorrogado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.