Da Redação
Guarapuava – Meninas de 9 a 13 anos de Guarapuava já podem receber a vacina contra o HPV, vírus que pode provocar verrugas na pele, nas regiões orais, anal, genital e uretra. A vacina também previne contra o câncer de colo uterino. De acordo com a diretora da Divisão Epidemiológica do município, a meta é vacinar 6.291 meninas em Guarapuava.
“Esta não é uma vacina obrigatória, mas a gente solicita que os pais levem suas filhas para tomar, pois é uma prevenção contra doenças mais perigosas, como o câncer”, diz.
A transmissão desse vírus acontece pela relação sexual, mas a utilização da camisinha não garante 100% de proteção. Isso por que o HPV não precisa que a relação sexual seja completa, apenas a mucosa e a pele já podem infectar a mulher.
Em 2015, foram distribuídas número suficiente de vacinas do HPV para vacinar as mesmas, porém atingiu-se somente 54% da meta. A vacina é dividida em três doses, sendo fundamental que todas elas sejam confirmadas.
A estimativa da Organização Mundial de Saúde é de que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV. No Brasil, anualmente 685 mil pessoas são infectadas. “Precisamos conscientizar a população que a vacina é uma das formas mais eficazes na prevenção de doenças. Assim como qualquer outra, esta atua de maneira eficaz e protege de consequências mais prejudiciais”, finaliza a diretora.