22/08/2023
Esportes

Meninos e meninas treinam em quadras sintéticas

Guarapuava conta com seis quadras em vários pontos da cidade

t

João Vitor (Foto: Secom)

 

João Vitor Ferraz, 15 anos de idade, quer ser jogador profissional de futebol e para isso treinamento é fundamental. Assim como ele, os irmãos Matheus, 09 anos, e Samuel, 06, também são adeptos dessa modalidade esportiva. A diferença é que João mora no Centro e os dois irmãos residem no Bairro Xarquinho, no outro lado da cidade. Mas eles tem mais um ponto em comum além de gostar de correr atrás da bola: os três, assim como outros garotos e garotas, treinam numa das seis quadras de grama sintética implantadas pela administração municipal em Guarapuava.

“Quando eu vi que tinha uma quadra nova aqui perto de casa, já fiquei animado em jogar”, diz João Vitor.Para fazer a sua inscrição, o adolescente ligou na Secretaria de Esportes e conseguiu entrar na escolinha. “Eu sonho em jogar num time profissional, então tenho que melhorar e os treinos vão me ajudar”. E o garoto já aprendeu muito mais com os instrutores. “Para realizar o sonho de ser jogador não adianta só jogar bem, também tem que ter disciplina, não faltar nos treinos e se dedicar. A gente tem que batalhar para conseguir o que quer”.

A mãe de Matheus e Samuel se diverte enquanto vê os filhos praticando esporte. Jaqueline Dombroski Correa Lemes leva e acompanha os filhos durante o todo o treino todo. “Nós moramos no Xarquinho, mas gostamos de vir aqui, então já trago tudo o que posso precisar, como água, comida, cadeira, guarda-sol, toalhas. Venho bem preparada e feliz”. Ela reforça que a escola de futebol gratuita é uma oportunidade única. “A gente percebe até uma mudança no comportamento. Na minha época de criança, a gente não tinha acesso a essas atividades e hoje como tem uma quadra de qualidade e treinos gratuitos não dá para perder”.

Entretanto o educador físico Gilmar Rogério Ribeiro explica que o projeto vai além de ensinar a técnica. “Os alunos aprendem a ter disciplina e enquanto estão nos treinos ficam distantes de qualquer perigo. As atividades não pararam nem em dezembro. Nós aproveitamos que as crianças estão em período de férias para que participem de uma atividade de lazer saudável e não fiquem apenas em casa usando computadores e celulares”, destacou.

As quadras de grama sintética contam com estrutura completa, inclusive iluminação para os jogos noturnos. A grama sintética tem o padrão Fifa, com borracha feita de material reciclável, que absorve o impacto, ajudando a evitar lesões nos atletas.

As escolinhas contam com educadores físicas e estão localizadas no Parque do Lago, Trianon, Bonsucesso, Entre Rios, Vila Carli e Tancredão.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.