A oito dias do fim do prazo para a declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2014, 46,2% dos paranaenses acertaram as contas com o leão. De acordo com dados da Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil na 9ª Região Fiscal, que atende Paraná e Santa Catarina, até as 9h desta terça feira (22), 776.940 contribuintes já haviam enviado o formulário ao governo federal. São esperadas 1.680 milhões declarações no estado.
O último dia para fazer a declaração é 30 de abril. Neste ano, não houve nenhuma mudança quanto à legislação, portanto, não há itens em que o contribuinte deve ficar mais atento. Basicamente, devem fazer a declaração, por exemplo, quem recebeu rendimentos tributáveis com soma anual igual ou superior a R$ 25.661,70 ou ainda quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00.
Na avaliação de Vergílio Concetta, supervisor do Programa do Imposto de Renda da 9ª Região Fiscal, o volume de entrega no Paraná está dentro da normalidade. Em 2013, por exemplo, no dia 21 de abril, o percentual de entrega estava próximo ao registrado nesta terça-feira, 48%.
“É comum o contribuinte entregar neste prazo, nestes últimos dez dias. Também é comum nos feriados ocorrer uma entrega pequena, ele deixa para encaminhar nos dias úteis”, comentou Concetta.