Após 13 meses seguidos de elevação na taxa básica de juros da economia brasileira, que passou de 7,25% em abril de 2013 para os atuais 11% ao ano, o mercado financeiro acredita que o ciclo de aumento da taxa Selic chegará ao fim nesta semana – quando se reúne o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.
A previsão do mercado financeiro de manutenção dos juros nesta semana consta no relatório de mercado, divulgado pelo Banco Central nesta segunda feira (26), também conhecido como Focus. O documento é fruto de pesquisa com economistas de mais de 100 instituições financeiras. A decisão sobre a taxa de juros será anunciada na noite da próxima quarta feira (28) pela autoridade monetária.
A expectativa dos analistas para a manutenção dos juros aconteceu após sinalizações da própria autoridade monetária, contidas na ata da última reunião do Copom, e também do presidente da instituição, Alexandre Tombini. O BC tem avaliado que parte "relevante" do aumento de juros implementado pelo Banco Central, desde abril do ano passado, ainda não impactou a inflação, ou seja, não surtiu o efeito desejado.
Entretanto, até o momento, a previsão do mercado é de que a taxa terminará este ano em 11,25% ao ano – o que pressupõe que, para os economistas, ainda haverá um novo aumento na taxa de juros até o fim deste ano – mesmo que não seja em maio. Para o fechamento de 2015, a previsão dos economistas para os juros básicos recuou de 12,25% para 12% ao ano.