Por Polyana Kovalyk e editado por Giovani Ciquelero
Final de ano chegando, hora de pagar as contas, tentar equilibrar as dívidas e ver se sobra algum dinheiro para as tão esperadas férias. Parece fácil na teoria, mas evitar utilizar o limite do banco pra pagar aquelas contas à mais é uma tarefa difícil, já que sensação de que o dinheiro evapora no final de todo mês está sempre presente. Para quem quer sair do vermelho é preciso saber organizar a vida financeira, e para quem busca aumentar sua rentabilidade, a opção é investir em ações da Bolsa de Valores.
Investir em ações de empresas significa tornar-se dono de uma pequena parcela dela, participando dos resultados que venha a ter. Essa é uma área ainda não tão explorada no Brasil. Aqui, apenas 0,5% da população investe em ações, sendo que nos Estados Unidos, por exemplo, essa taxa é de 60%, mas continua sendo uma ótima oportunidade para quem busca ganhar um dinheiro extra.
O professor de economia Altamir Timóteo explica que atualmente existem títulos que possuem uma taxa de juros cambial que valem o investimento pela possibilidade de adquirir um valor agregado maior do que o investido. “Você pode estar investindo em uma certa Bolsa de Valores, em certo título, que não vai ser tão rentável assim. Mas existem outras como a Petrobrás, Vale, Tam, que possuem títulos bastante sólidos no mercado e com um rendimento muito maior em função de serem empresas de grande porte, bem viável pra esse tipo de coisa”.
Esse é um investimento à longo prazo e exige conhecimento em termos do que é investir em ações, mas há algumas estratégias que permitem certa segurança sobre o retorno. A primeira dica para quem quer sair do vermelho e entrar para a área de investimentos é se cadastrar numa corretora. Qualquer pessoa pode começar a investir e com qualquer valor, inclusive há pessoas que fizeram da oportunidade a sua profissão. Mas o professor alerta: como o próprio nome diz, esse é um mercado de risco. “Ganhar dinheiro é muito relativo, se a economia vai bem, se a empresa for bem, você está ganhando, mas se a economia vai mal, está em crise, já é a mesma coisa. Por isso, a ação de investimento é em longo prazo, no mínimo cinco anos”.
Existem empresas que realizam cursos preparatórios para quem tem interesse na área de investimentos, inclusive em Guarapuava. Os cursos explicam as tendências do mercado, fazendo esse trabalho justamente para facilitar o acesso das pessoas, para que possam investir e futuramente ter um valor rentável. E para os jovens que se interessam, há planos especiais, para que ele aprenda sobre a área e comece a investir.
Por que investir em ações?
1. Essa é a uma oportunidade de rendimento maior do que outros tipos de aplicação como a poupança, por exemplo.
2. É prático e simples. O primeiro passo é se inteirar de como funciona o mercado financeiro, abrir uma conta numa corretora, enviar o dinheiro para aplicação e comprar ações.
3. Diversificação de investimentos. Para quem quer navegar pelos mares do mercado financeiro, precisa estar ciente de que as oscilações são bastante frequentes. Sempre há a possibilidade de uma quebra do banco, por exemplo, e aí perde-se todo o dinheiro investido nas ações. Você pode ficar rico em uma hora ou perder tudo em segundos. O segredo é diversificar e investir em mercados diferentes, dando retornos variados de acordo com a situação política econômica.
Texto retirado do blog “Ágora Online”, parceiro da RSN.