O ‘Mercado Produtos da Terra’ traz grande variedade de produtos como verduras, legumes, pães caseiros, bolachas, bolos, ovos e mel entre outros produtos alimentícios e artesanatos. E quem compra, leva pra casa produtos de qualidade e ainda garante renda aos pequenos produtores, empreendedores e artesãos nesse momento de pandemia.
Conforme a coordenadora, da divisão de autonomia econômica da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Andresa do Amaral, o ‘Mercado Produtos da Terra’ é um empreendimento baseado na economia solidária.
“O programa da Economia Solidária consiste em autogestão, cooperação, solidariedade, sustentabilidade, preço justo e viabilidade econômica”. Ainda de acordo com a coordenadora, os empreendedores que desejam comercializar produtos no mercado, precisam fazer uma capacitação obrigatória para participar do empreendimento.
Por fim, o ‘Mercado Produtos da Terra’, funciona todos os dias das 12h às 18h30, na Rodoviária de Guarapuava. O Mercado segue todas medidas de prevenção ao coronavírus.
EMPREENDIMENTO SOLIDÁRIO
Inaugurado no fim de 2019, o ‘Mercado Produtos da Terra’ é o primeiro espaço público no município que trabalha com a Economia Solidária. De acordo com as informações, o método gera cooperação, autogestão, sustentabilidade e prosperidade entre os participantes do programa.
Conforme Andresa do Amaral, a partir dessa concepção, o público pode comprar produtos com a garantia de que o modelo de negócio adotado ali, promove autonomia e geração de renda aos trabalhadores informais do município.
“Esse mercado tem uma extrema importância para o município de Guarapuava. É uma forma de ceder um espaço para pequenos empreendedores que não têm condições ou estrutura para expor os produtos. Então é uma forma de proporcionar autonomia econômica dessas pessoas”.
Leia outras notícias no Portal RSN.