22/08/2023



Geral Guarapuava

Merendeiras e serventes das escolas municipais conhecem processo de reciclagem de resíduos

imagem-138087

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – O Projeto Formando pela Natureza, promovido pelas secretarias de Educação e Cultura e Meio Ambiente, capacita professores de maneira simples e dinâmica sobre a questão de sustentabilidade e descarte correto de resíduos.  Nessa segunda feira (17), foi a vez das merendeiras das escolas municipais participarem do programa. “É muito importante trabalhar com as serventes e com as merendeiras porque elas são o alicerce dos professores na sala de aula. Além da limpeza, elas são as responsáveis pela destinação correta dos resíduos produzidos na escola”, explica a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Maristela Procidonio Ferreira.

Durante o dia, as servidoras visitaram o aterro sanitário municipal, a Associação dos Distribuidores Defensivos do Centro Sul (ADDCS), a empresa Evotelha e a Sanepar. “Com as visitas técnicas vamos promover uma conscientização do que acontece com os resíduos produzidos na escola e a importância da reciclagem. As empresas que visitamos são exemplos de sustentabilidade”, ressalta Maristela.

Para Rosilda de Oliveira Socoloski, merendeira há 21 anos, a visita trouxe novas descobertas sobre a reciclagem. “A gente procura separar o lixo reciclável no trabalho, mas muitas coisas que o pessoal explicou hoje eu não sabia, por exemplo, como o aterro sanitário funciona. Vou passar adiante tudo que aprendi hoje. Aprender nunca é demais!”. Já a merendeira Roseli Rodrigues, que trabalha há cerca de 12 anos nas escolas, tem consciência do importante papel que desempenha na reciclagem dos materiais. “Quando nós sabemos reciclar e separar os resíduos, conseguimos diminuir muito do lixo e o impacto ao meio ambiente”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo