Na ultima quarta feira, uma reunião entre as quatro equipes semifinalistas do torneio (Madeirit, Aprovale, Danúbio e Grêmio Moriá) decidiu por alterar a forma de disputa da semifinal do torneio, onde se extinguiu o critério de saldo de gols, passando a valer somente os pontos conquistados pelas equipes. Em caso de vitórias alternadas, o jogo vai para a prorrogação com a vantagem do empate para o time com melhor campanha.
As vésperas de decisão, clubes mudam o regulamento do Campeonato Amador
De acordo com o técnico do Madeirit, Luiz Carlos Mernick, o objetivo dessa decisão é retomar a forma de disputa que há anos é a mesma para o Amador. De acordo com ele, o regulamento do campeonato Master foi alterado e acabou sendo aplicado também para o Amador, sem nenhuma consulta aos diretores dos clubes participantes.
Merlick ainda comentou que devido as circunstancias (ás vésperas do segundo jogo da semifinal e em desvantagem no placar agregado) não poderia exigir a alteração assim de última hora, porém todos os outros clubes também decidiram pelo acordo.
Apesar da aparente vantagem que o Madeirit leva com a nova fórmula, o técnico da equipe não vê desta forma e confia ao Aprovale o favoritismo para vaga, já que segundo ele com o resultado de 2 a 0 na primeira partida, garante ao adversário na prorrogação independente do resultado.
Em meio a toda a polêmica a decisão dos finalistas do Amador acontece neste domingo (24) a partir dás 16h30. O Madeirit enfrenta o Aprovale no estádio Rubem de Mello. Já o Danúbio encara o Grêmio Moriá no complexo esportivo do clube em Entre Rios.