22/08/2023


Geral

Mesa redonda integra programação do Outubro Rosa

imagem-101725

Da Redação

Durante o Outubro Rosa, mês de campanha internacional sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama, a Faculdade Guairacá realiza uma programação especial para lembrar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença. Como parte das atividades, nessa terça feira (27), aconteceu uma mesa redonda com relatos de pacientes das Clínicas Integradas Guairacá que enfrentaram a doença e hoje levam uma vida saudável.

Há aproximadamente dez anos Maria Sebastiana de Paula foi diagnosticada com câncer de mama. Mesmo aflita com a notícia, resolveu fazer o que fosse necessário para se tratar. “Mudei para Guarapuava, recomecei minha vida e me sinto muito bem. Estou em tratamento nas Clínicas Integradas Guairacá, onde consegui recuperar os movimentos do braço direito, pois antes não conseguia fazer nada, e hoje já consigo lavar o rosto, pentear os cabelos e as tarefas domésticas diárias sem muita dificuldade”.

De acordo com a assessoria de xomunicação da faculdade, também fez parte da programação nesse mês uma palestra sobre o câncer de mama e colo do útero, voltado para agentes municipais da saúde do município, além de conscientização no calçadão da rua XV de Novembro. Os eventos foram promovidos pelos acadêmicos do Estágio Profissional III e IV de Psicologia, que também atuam na Acopecc (Associação Centro Oeste do Paraná de Estudos e Combate ao Câncer), sob supervisão da professora Jaqueline Puquevis de Souza. “As atividades têm como intuito compartilhar informações importantes, promover a conscientização sobre o câncer de mama e estimular a participação da população no controle da doença”. Segundo a professora, também visa divulgar as atividades desenvolvidas pela ACOPECC, entidade sem fins lucrativos que atende pessoas e familiares atingidos pelo câncer no município de Guarapuava e região.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo