Nem mesmo a chuva que cai no município impediu que centenas de agricultores de Reserva do Iguaçu deixassem suas propriedades no interior e lotassem o Parque dos Tropeiros, neste sábado (09), para o I Encontro da Agricultura Familiar. Uma benção ecumênica deu inicio ao evento que tem a participação de mais de 400 produtores.
O encontro anunciou o planejamento estratégico já elaborado para os próximos quatro anos e que pretende tornar a agricultura familiar como projeto modelo para o Brasil. Em Reserva do Iguaçu, segundo prefeito Emerson Julio Ribeiro, das 720 propriedades rurais existentes, cerca de 80% são da agricultura familiar. “A base do nosso município é a agricultura e esse setor é prioritário para a nossa administração. A recuperação e manutenção das estradas terão a devida atenção. Sabemos que esse problema é sério, mas pedimos a compreensão de todos e asseguro que dentro de seis meses tudo estará resolvido, pois os senhores abem que recebemos o maquinário sucateado com apenas duas patrolas funcionando; uma deles quebrou durante a semana”, afirmou o prefeito.
De acordo com Emerson, a administração já comprou caminhão, escavadeira que aguardam apenas os trâmites da licitação para erem entregues. Alugou outras e compôs o Consórcio Intermunicipal Vale do rio Jordão que oferecerá patrulhas rurais em sistema de rodízio. A primeira localidade a ser beneficiada será a de Santa Luzia. “O nosso município tem 16 anos e não podia ter problema com estradas. Temos problema sério que ainda não conseguimos buscar alunos em duas comunidades. Mas estamos resolvendo tudo isso e o agricultor não terá mais esse tipo de problema, pois a nossa prioridade é o escoamento da produção agropecuária e o transporte escolar”, assegurou o prefeito.